Seguro viagem: tire todas as suas dúvidas e embarque tranquilo
O seguro viagem é um item essencial quando você planeja suas férias, afinal, não é possível prever quais serão os imprevistos que podem surgir pelo caminho. E apesar da gente torcer para que tudo sempre aconteça conforme o sonhado, muitas vezes somos pegos de surpresa com empecilhos durante o trajeto.
Ao longo dos últimos anos a procura pelo seguro viagem vem aumentando no Brasil, mas ainda assim é preciso ampliar a conscientização sobre a importância de viajar segurado. Para isso é necessário que as dúvidas sobre o produto sejam dirimidas pouco a pouco.
Para que agentes e corretores possam instruir da melhor forma seus clientes e para aqueles passageiros que ainda possuem alguma incerteza sobre a contratação do seguro viagem, a Affinity montou essa lista com as principais questões que permeiam a cabeça dos viajantes!
Por que contratar um seguro viagem?
Imagina fazer uma viagem de férias para o exterior. Estados unidos, por exemplo. Caso você sofra um acidente, como torcer o pé andando na rua, ou tenha uma enfermidade por ter comido algo que não lhe caiu bem, e seja encaminhado para um hospital, você vai precisar arcar com a despesa, ainda que seja um hospital público. E o custo é alto, pode ter certeza. Todo viajante precavido precisa estar preparado para os percalços da viagem. Com um seguro viagem você garante um atendimento sem precisar pagar nada a mais do que foi contratado quando saiu do Brasil.
Quando a contratação deve ser feita?
Você pode contratar o seguro viagem até a data de embarque, desde que ainda não tenha embarcado. Por segurança é recomendável contratar com antecedência, quanto antes melhor, pois existe a cobertura de cancelamento de viagem que pode lhe proteger caso algum imprevisto aconteça antes da viagem (abordaremos sobre esta cobertura em outro post). Vale lembrar que se os passageiros já estiverem viajando não é possível contratar ou prorrogar o seguro viagem sem autorização da seguradora.
Qual seguro contratar?
Os seguros de viagem são feitos de acordo com as necessidades de cada passageiro conforme os países de destino e o tipo de atividade a ser realizada na viagem. Ainda precisa ser levado em conta a complexidade do plano, que pode ir do básico ao super completo. Hoje as empresas oferecem dezenas de planos que variam desde esqui até para doenças preexistentes e gestantes. Cada perfil de viagem tem um plano específico e para saber qual contratar basta acessar o link e entrar em contato com seu agente de viagens/corretor para que ele te auxilie.
Como funciona o seguro Viagem? O que está coberto?
O seguro viagem possui uma série de benefícios que auxiliam o segurado durante todo o período de viagem, em situações não previstas, conforme coberturas contratadas e descritas no bilhete de seguro. O seguro viagem cobre, principalmente, atendimentos médicos, hospitalares e odontológicos de urgências e emergências, entretanto ele oferece muitas outras garantias tais como: indenização em caso de extravio de bagagem, repatriação, seguro de cancelamento de viagem, entre outros.
Quando posso considerar urgência e emergência?
Qualquer situação em que haja a necessidade de atendimento imediato sob risco de falecimento, é considerado EMERGÊNCIA. Já nos casos resultantes de acidentes pessoais, doenças agudas e complicações agudas que necessitam de atendimento rápido, mas não são caracterizados como de emergência, podendo aguardar o atendimento, é considerado quadro clínico de URGÊNCIA.
O que comprova que tenho o seguro viagem?
O bilhete de seguro é o documento oficial e de confirmação de sua compra, nele constam todas as informações pertinentes à viagem, tipo de plano adquirido, quais as coberturas contratadas, dados de contato com a Central 24h, entre outras informações. Para sua garantia e plena validade do seguro, conserve seu bilhete até o final de sua viagem. DICA: você poderá solicitar o seu Bilhete de Seguro Affinity através de SMS, e-mail, ou impresso diretamente na agência de viagem onde a compra foi realizada.
Como utilizar o seguro e acionar a Central de Relacionamento 24h?
São várias formas do passageiro entrar em contato com a central, mas é importante informar que, após a normativa da Susep, o passageiro tem o direito de tomar as devidas providencias por conta própria e solicitar o estudo de reembolso depois. O contato com a central pode ser feito através de nosso 0800, ligação a cobrar, Skype, e-mail e é claro o mais utilizado, o whatsapp. Todos os contatos estão no bilhete do seguro que o passageiro recebe, ou impresso ou eletrônico. Normalmente aconselhamos ao passageiro já deixar salvo no seu celular o whatsapp da central, pois caso haja alguma emergência o processo será rápido e simples.