Coronavírus: entenda os cuidados que devem ser tomados neste momento
O avanço de casos do coronavírus (COVID-19) pelo mundo e pelo Brasil é notícia nos principais veículos de imprensa e você que tem viagem marcada ou está no momento de planejar suas férias deve estar se perguntando: e agora? O que fazer? O primeiro passo é buscar as informações corretas, orientações dos órgãos oficiais e não se deixar pelas fake news que se espalham pelas redes sociais.
Neste momento o mais importante é manter a calma e ter bom senso. Se você não se sente seguro para sair do país, então vale rever seus planos e optar por destinos nacionais, por exemplo. Ou ainda adiar sua viagem. Para te ajudar a tomar uma decisão sobre sua viagem de forma mais tranquila, listamos os principais dados relacionados à doença, bem como dicas para você seguir durante o voo e, claro, no seu dia a dia, seja no Brasil ou exterior.
Coronavírus
O coronavírus é uma família de vírus (são 7 tipos diferentes) que causam infecções respiratórias. Ao longo da sua vida, é possível que você até já tenha tido algum tipo de gripe da família dos coronavírus. Contudo o COVID-19 é um novo agente do coronavírus (o sétimo), descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.
Sintomas
Por ser um vírus novo, todas as informações ainda são recentes. Até o momento, segundo a OMS, os sintomas são: febre, tosse, assim como falta de ar e dificuldade em respirar. Na China foram registrados também pneumonia, insuficiência renal, além de síndrome respiratória aguda grave.
Transmissão
O vírus passa de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato com secreções, como gotículas de saliva e catarro. Ou seja, ele pode ser transmitido por espirros, tosse ou contato de objetos ou mãos contaminadas com a boca, nariz e olhos. Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Cuidados
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente antes de ingerir alimentos ou após utilizar transporte público. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel a 70%.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas, com outras pessoas.
- Evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
- Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença (febre, tosse, dificuldade em respirar).
- Ter boas maneiras como proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descartar logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar.
- Evitar aglomerações e lugares fechados.
Máscaras
Não há evidências de que usar a máscara de forma indiscriminada evita a epidemia. A máscara é para proteger os outros do seu contágio. Ela impede que a pessoa contaminada elimine gotículas no ambiente. Contudo, se você optar por usá-la, principalmente durante as viagens de avião, saiba que será preciso trocá-la a cada duas a quatro horas.
Seguro viagem
Seguro Viagem é importante nesse momento?
Sim, pois ele cobre inúmeros imprevistos de doenças, acidentes, extravios de bagagem e repatriações, por exemplo. Além disso, pessoas com sintomas de gripe, apenas, serão atendidas normalmente. Nossa Central de Atendimento segue funcionando 24h por dia e presta toda orientação necessária aos nossos clientes em qualquer lugar do mundo.
E no caso de confirmação do coronavírus?
Em caso de diagnóstico positivo para o COVID-19 a Affinity vai agir de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que classificou o coronavírus como uma pandemia. Portanto, vamos seguir os protocolos estabelecidos pelas autoridades locais de saúde.
Como funcionam casos de cancelamento ou interrupção de viagem por coronavírus?
Nesses casos, não haverá cobertura tanto para motivo de diagnóstico de coronavírus no Brasil quanto para receio do vírus ou cancelamento de evento em decorrência do vírus.
Atenção: Não deixe se levar por falsas promessas e esteja atento a tudo que diz o plano contratado. Há regras que valem para todas as empresas