Dez dicas para trabalhar em home office durante a quarentena

A pandemia de coronavírus colocou a maioria de nós em quarentena dentro de casa. Neste momento, diversas companhias adotaram o sistema de home office para preservar a saúde de seus funcionários e não paralisar suas atividades. Este foi o caso da Affinity Seguro Viagem, por exemplo. Todos os escritórios da empresa espalhados pelo país estão fechados por tempo indeterminado, mas a equipe segue atendendo remotamente através de email, ligações e whatsapp.

Se você também está nessa situação, então deve seguir algumas orientações para que seu dia a dia seja mais produtivo. Quer saber quais?

Listamos dicas para te ajudar neste momento

Converse com sua família
Para evitar constantes interrupções, converse com sua família e explique sua nova rotina de trabalho. É importante que eles entendam que você estará em casa, mas precisa de concentração e, na maioria das vezes, silêncio para executar suas funções.

Defina horários
Defina seus horários e informe às pessoas que moram com você para que elas evitem te atrapalhar ao longo do dia. Também não vale se atrasar para iniciar sua jornada. É importante estar conectado e começar sua rotina normalmente.

Troque de roupa
Nada de ficar de pijama em casa. Não é porque você não vai sair, que não precisa trocar de roupa. Isso ajuda a entrar no clima e, além disso, muitas profissões exigem videoconferências, por exemplo. Esteja preparado.

Crie uma rotina
Você não precisa mudar seus hábitos matinais. Então acorde, se arrume, tome seu café e siga para o espaço de trabalho que definir dentro de casa. Faça tudo como normalmente faria, com a facilidade de não precisar se locomover tanto.

Faça pequenas pausas
Assim como no escritório, as pequenas pausas são importantes. Levante para tomar um café, caminhe um pouco dentro de casa e então retome seus afazeres. Não esqueça que você também tem direito ao horário de almoço e neste momento aproveite para relaxar um pouco.

Esqueça as distrações
Quem trabalha em home office precisa aprender a evitar distrações. Apesar de parecer fácil, isso é mais complicado do que se imagina, principalmente quando se tem crianças em casa. Conversas de whatsapp também podem tornar seu dia improdutivo. Desative as notificações daqueles amigos que adoram enviar memes e só confira as mensagens nos períodos de descanso.

Organize seu espaço de trabalho
Ao trabalhar de casa é comum que seu espaço fique bagunçado com frequência. Aos finais de semana, por exemplo, é difícil proibir as crianças de circularem por toda a casa e muitas vezes pertences pessoais se misturam aos profissionais. Lembre-se de limpar e organizar seu “escritório” diariamente, evitando a improdutividade.

Mantenha comunicação com sua equipe
Normalmente as empresas escolhem uma plataforma para que todos os funcionários possam se comunicar mesmo a distância. Isso pode ser por Skype, Slack e tantos outros. É importante estar online no seu horário de trabalho e manter a comunicação ativa com sua equipe.

Faça videoconferências
Quem trabalha em home office sabe que as videoconferências são muito importantes. Usando a tecnologia a seu favor você consegue realizar reuniões e até entrevistas de emprego de forma remota.

Evite Redes Sociais
A não ser que seu trabalho exija isso de você, evite entrar nas suas redes sociais, faça isso ao final do dia. Misturar assuntos pessoais com profissionais pode prejudicar seu rendimento. Existem programas que ajudam a limitar o acesso a Facebook, Twitter e outro sites em horários predefinidos. Pode ser uma solução.