Parques Nacionais: perfeitas opções ao ar livre para você conhecer após a pandemia
Diferentes estudos mostram que neste “novo normal” os viajantes vão priorizar passeios ao ar livre, evitando pontos turísticos que reúnem grande quantidade de visitantes. Se você também pensa assim e está em dúvida sobre qual destino conhecer quando a pandemia acabar, saiba que o nosso país está repleto de cantinhos a serem descobertos.
Acredite, a gente não precisa sair do Brasil para conhecer lugares lindíssimos, dignos de qualquer cartão-postal e perfeitos para fotos especiais. Muitas vezes aquele destino paradisíaco pode estar mais próximo do que você imagina. Quer uma dica? Para curtir a natureza e vivenciar uma boa dose de aventura vale conhecer um dos muitos parques nacionais que temos por aqui.
Ficou na dúvida? Imagine um passeio que inclui rios de água transparente, cachoeiras, cânions e trilhas rodeadas de muita vegetação preservada. Isso é só um pouquinho do que você pode encontrar. E que tal praias e dunas? A diversidade é tanta que impressiona mesmo quem já está acostumado a arrumar as malas e embarcar rumo à novas experiências com frequência.
LEIA TAMBÉM: BARRACAS DE PRAIA REABREM EM FORTALEZA: CONHEÇA A ESTRUTURA DA PRAIA DO FUTURO
E antes mesmo que você peça, nós já separamos algumas opções incríveis!
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)
É aqui que fica a melhor praia do mundo. A Baía do Sancho foi eleita, pela quarta vez, por votação popular (com turistas de todo o mundo), a praia mais incrível de todas. E ela fica justamente dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Esse já seria um excelente motivo para conhecer o local, mas ainda há mais. Se você curte mergulho então terá muitas áreas para a atividade. O fato é que o Parque cobre 70% do arquipélago e inclui também a baías dos Porcos e dos Golfinhos, por exemplo. Caminhadas e passeios de barco são outros atrativos imperdíveis por lá. Além do ingresso, você terá que pagar uma taxa diária para garantir a preservação local. Um verdadeiro paraíso que, para a nossa sorte, fica localizado no Brasil!
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Em novembro de 2011 o mundo descobriu o que nós, brasileiros, já sabíamos: as Cataratas do Iguaçu são uma Maravilha Natural do Mundo. E elas ficam localizadas exatamente no Parque Nacional do Iguaçu. São 275 quedas d’água de até 80 metros de altura. Você poderá admirar toda essa beleza da passarela suspensa criada para que nós, turistas, pudéssemos assistir melhor esse espetáculo. Quando o nível do rio está bem alto (o que acontece em poucos dias do verão) é comum fecharem a passarela. Quando conheci o local pela primeira vez eu fiquei ali, parada alguns minutos, apreciando a grandiosidade daquela paisagem. Na sua visita por lá não perca o passeio do Macuco Safári, um rafting em barco motorizado que sobe com muita emoção o rio Iguaçu e chega bem próximo à queda principal. É um passeio recheado de emoção e água – portanto vá preparado!
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)
Uma área de 240 mil hectares que abriga diversas espécies e vegetações únicas, nascentes, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. Assim é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961. Ele fica localizado no norte de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. Partindo de Brasília são 2h30 de carro. Tanta beleza e seu ecossistema único levaram o parque a receber o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001. Por lá não perca a Cachoeira da Santa Bárbara, a Catarata dos Couros, Fazenda Loquinhas e as Cachoeiras Almécegas.
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA)
Este foi o primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil e representa um marco para a conservação no país. Por lá vivem espécies raras e ameaçadas de extinção. Ao longo do ano Abrolhos atrai muitos visitantes interessados na observação de baleias, isso porque este é o principal berçário das baleias-jubarte, que migram para cá para ter seus filhotes. As águas claras de temperatura amena, naufrágios e a rica fauna marinha fazem do parque dos Abrolhos o atrativo natural mais importante da Costa das Baleias, na Bahia.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)
Você certamente já viu alguma imagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A paisagem do local parece uma pintura, de tão linda. O lugar possui uma área de 155 mil hectares com dunas, rios, lagoas e manguezais. Tudo isso numa espécie de mistura perfeita. Um cenário de tirar o fôlego. Para iniciar seu passeio por lá escolha uma hospedagem em Barreirinhas, e então, aproveite seus dias para descansar, se banhar nas águas deliciosas e tirar muitas, muitas fotos. Se puder escolher, opte por conhecer o Parque entre os meses de abril a agosto, quando as lagoas estão mais cheias.
Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui 152.000 hectares e atrai milhares de apaixonados pelo ecoturismo ao longo do ano. Para iniciar sua aventura por lá você pode optar por ficar no município de Lençóis, que oferece o maior número de pousadas e hotéis. Entre os passeios “obrigatórios” está o Morro do Pai Inácio, um dos principais cartões-postais da Chapada. O acesso não é dos mais difíceis, são cera de 20 minutos subindo, e o início da trilha fica na cidade de Palmeiras, a cerca de 25 km de Lençóis. Uma vez lá em cima – são mais de 1.000 metros de altitude – aproveite para apreciar a vista e, se der, observar o pôr do sol. Entre as cachoeiras, a mais badalada é a da Fumaça, com 340 metros de altura. Neste caso, seu esforço será maior, já que você vai precisar encarar 6 km de trilha com muitas subidas íngremes, mas acredite, você não vai se arrepender!
NÃO PERCA: ÁLCOOL EM GEL E SEGURO VIAGEM APARECEM COMO PRIORIDADES DE VIAJANTES NO “NOVO NORMAL”