EUA prorroga isenção de entrevista para renovação de visto

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil emitiram 1.125 milhão de vistos para brasileiros em 2023, um número recorde. E para incentivar o aumento no fluxo de estrangeiros ao país, o governo norte-americano decidiu prorrogar indefinidamente o programa que dá aos postos consulares o poder de dispensar entrevistas presenciais para requerentes de vistos de não imigrante de baixo risco solicitados dentro de dois anos após a expiração do visto mais recente.

A medida que torna a renovação muito mais ágil, já que o requerente não precisa realizar uma nova entrevista no consulado para receber seu novo visto, não tem data de expiração, mas está sujeita a revisão.

O Departamento de Estado informou que “os funcionários consulares em todo o mundo têm autoridade para dispensar a exigência de entrevista pessoal para certos requerentes de visto de não imigrante que já receberam qualquer visto de não imigrante, excluindo o visto de visitante B, e que estejam solicitando dentro de 48 meses da expiração do visto mais recente; e alguns trabalhadores temporários iniciantes que buscam vistos H-2 de não imigrante”.

O Departamento de Estado estima que, de acordo com as regras do programa atualizado, o número de candidatos elegíveis para isenção de entrevista ao menos duplicará.

LEIA TAMBÉM: MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS DESEJAM VIAJAR A LAZER PELO BRASIL EM 2024