Cancún: programe-se para férias paradisíacas no caribe

No seu imaginário de uma praia perfeita você já deve ter sonhado com Cancún, na Riviera Maya mexicana. E ao sobrevoar o destino você consegue entender que sim, Cancún é tudo aquilo que você imaginou. Ao chegar no seu hotel, a beira-mar, e sentir a brisa batendo, a areia fofa e branca e o mar azul cristalino, você percebe que Cancún é “tudo aquilo e muito mais”. Afinal, nenhuma fotografia de revista consegue reproduzir a beleza deste local, o que explica os quase 4 milhões de gringos que visitam a região anualmente.

O primeiro impacto impressiona, mas já acostumado você começa a notar muita influência dos Estados Unidos, que está bem perto de Cancún. Portanto, vá esperando aquela organização, inclusive nos hotéis, que são a maioria all inclusive, cada um com sua característica: jardins bem cuidados, piscinas com sol durante todo dia, quartos com vista mar e uma infinidade de atrações, que vão desde baladas privadas a shows de Cirque du Solei. O que você quiser para as suas férias, Cancún tem!

Os resorts all inclusive se concentram lado a lado no Boulevard Kukulcán, de frente para o mar do Caribe, na chamada “Zona Hotelera”. A infraestrutura oferecida por eles também impressiona e satisfaz. A maioria possui cerca de cinco restaurantes, com dois no estilo self-service e os demais – no modelo à la carte – exigindo agendamento, mas de forma gratuita. Vale a pena tirar alguns dias para curtir o resort, aproveitar as piscinas, caminhar pela areia e curtir todo o conforto das espreguiçadeiras com serviço de garçom na praia, a poucos passos do seu quarto. Mas a agitação de Cancún parece te convidar a explorar a cidade e, nesse caso, você poderá escolher entre diferentes passeios que, na maioria das vezes, vão durar o dia inteiro. Todos podem ser comprados nas agências de turismo que ficam localizadas dentro do próprio resort.

LEIA TAMBÉM: PASSAPORTE: LISTAMOS TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TIRAR SEU DOCUMENTO DE VIAGEM

Alguns deles são praticamente obrigatórios, como os parques Xcaret e Xel-Há, os dois principais parques temáticos do México e onde é possível praticar snorkeling em seus rios subterrâneos. Umas das principais atrações diurnas do Parque Xcaret é a “Caleta”, onde você pode fazer mergulho livre e apreciar, com bastante clareza, coloridos peixes ao seu redor. Já o Xel-Há é mais barato que o Xcaret e ainda por cima é all inclusive, contudo, possui uma quantidade menor de atividades quando comparado ao parque anterior. É ideal para mergulhar de snorkel e admirar centenas de espécies ou ainda praticar atividades de aventura, como saltos e tirolesa.

Tulum

Para conhecer a Zona Arqueológica de Tulum, localizada a 130 km de Cancún, com sua cidade murada de frente para o oceano, é preciso sair cedo do hotel. O parque que guarda muito do que restou da civilização Maia, com ruínas intactas, abre 8h e ao longo do dia vai ficando cada vez mais cheio. Tulum foi uma fortaleza Maia que viveu seus momentos de glória no final do período clássico (por volta do ano 1000 d.C.). A mais icônica das estruturas, chamada “O Castelo”, encontra-se na beira de um escarpado de onde podem ser apreciadas as águas cor turquesa do mar. Este é, sem dúvida, o canto mais fotografado da região. Se você preferir evitar as aglomerações, a melhor opção é ir numa terça-feira de manhã.

PODE TE INTERESSAR: VOOS LONGOS: VEJA DICAS PARA ENFRENTAR MUITAS HORAS DENTRO DO AVIÃO