Compras no exterior: fatura do cartão terá cotação do dólar do dia
Não tem jeito, se você já fez alguma viagem internacional sabe que é difícil voltar para casa sem comprar ao menos alguma lembrancinha. Perfumes, bolsas, eletrônicos… Tem gente que viaja com o intuito de renovar o guarda roupa ou fazer o enxoval do bebê, por exemplo. E na hora de abrir a carteira e usar o cartão de crédito no exterior um medo era inevitável: qual seria o valor do dólar na data de fechamento do cartão? A dúvida gerava incertezas e angustia, já que não era possível prever o que aconteceria.
A novidade é que o sistema mudou. A partir de agora a cotação utilizada para a conversão de gastos com cartão de crédito no exterior passa a ser a do dia da compra. Ou seja, nada de surpresas quando a fatura chegar na sua casa. Contudo, é preciso manter a calma. Vale lembrar que a medida não altera o valor do IOF em compras com cartão de crédito, que hoje é de 6,38%. Ou seja, além da conversão você precisará adicionar essa taxa na sua conta para chegar ao valor final em reais!
LEIA TAMBÉM: LIMITE DE COMPRAS EM FREE SHOPS PASSARÁ PARA US$ 1.000 EM 2020
Entenda a nova regra
A nova regra estabelece que os emissores de cartões deverão divulgar diariamente a taxa de conversão do dólar. Esses valores estão publicados nos canais oficiais da empresa.
A fatura mensal do cartão terá que identificar cada gasto na moeda em que foi realizado. Além disso, terá que ter ainda o valor equivalente em dólares e em reais, e a taxa de conversão do dólar para o real. A regulamentação diz ainda que bancos serão obrigados a informar o histórico das taxas de conversão; que virá em formato de dados abertos. Ou seja, de forma que rankings de taxas possam ser estruturados e divulgados.