2º semestre terá festas populares e eventos para agitar o turismo

Se você, assim como diversos brasileiros, deixou de viajar nestes primeiros meses de 2020 por conta da pandemia do coronavírus, não desanime. Há muito o que ver e fazer no segundo semestre do ano. Listamos abaixo grandes eventos que reúnem a cada ano um número enorme de turistas. Um deles pode se encaixar nos seus planos e te estimular a programar com antecedência o seu roteiro.

Festa do Peão de Barretos
Onde:
Barretos (SP)
Quando:
20 a 30 de agosto

A 65ª Festa do Peão de Barretos está confirmada para o período de 20 a 30 de agosto. As vendas de ingressos devem ser iniciadas em maio. A programação oficial ainda não foi divulgada, o que deve acontecer em breve. Quer saber mais sobre a festa? Ela nasceu em 1956, como o primeiro evento do gênero realizado na América Latina. Desde a primeira edição, realizada embaixo de uma de lona de circo, até hoje, o evento não apenas cresceu e se solidificou, como se tornou a mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro. Atualmente com repercussão internacional, compõem o Calendário Mundial de peões de todos os cantos. Em 2018, o megaevento atraiu 800 mil pessoas.

Oktoberfest
Onde:
Blumenau (SC)
Quando:
7 a 25 de outubro

A 37ª Oktoberfest de Blumenau está confirmada. Esta é a maior festa dedicada à cerveja fora da Alemanha, sendo realizada no Parque Vila Germânica, espaço com capacidade para receber até 40 mil pessoas de forma simultânea. Diferente da Alemanha, onde se bebe um único tipo de cerveja, em Blumenau você pode experimentar várias marcas. A cerveja oficial do evento é a Eisenbahn, mas você vai encontrar diversas cervejas artesanais para degustar. Já a gastronomia é sempre típica: Bretzel, goulash, spetzel… Fora do Parque Vila Germânica também tem festa. E que festa, viu! Nas ruas de Blumenau acontece o desfile oficial, reunindo mais de três mil pessoas de todas as idades com trajes típicos, danças e muita alegria.

LEIA TAMBÉM: APPS DE VIAGEM PARA VOCÊ BAIXAR NESSA QUARENTENA

São João de Campina Grande
Onde:
Campina Grande(PB)
Quando:
9 de outubro a 8 de novembro

Pula fogueira ioiô, pula fogueira iaiá… Quadrilhas, comidas típicas, forró e muito quentão prometem animar e esquentar as noites de Campina Grande, na Paraíba. A comemoração, que tradicionalmente acontece entre junho e julho, foi adiada em virtude da pandemia de coronavírus. Agora o evento está previsto para acontecer entre 9 de outubro e 8 de novembro. A programação conta com shows de artistas da música sertaneja, forró e apresentações religiosas. O palco principal da edição 2020 vai homenagear o cantor Gabriel Diniz, morto em 2019. Outra novidade neste ano é o projeto San Jon. Trata-se de um desenho animado onde os personagens vão contar a história do São João. O projeto também conta com jogos pra celular, criados por uma startup de Campina Grande, e um espaço lúdico no Parque do Povo, com uma arena destinada para a diversão de crianças.

Círio de Nazaré
Onde:
Belém (PA)
Quando:
11 de outubro

Todo ano é assim: a cada segundo domingo de outubro as ruas de Belém, capital do Pará, são tomadas por um verdadeiro “mar de gente” durante o Círio de Nazaré, maior evento cristão do país e um dos maiores do mundo. São mais de dois milhões de pessoas reunidas em procissão para acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Muitos para agradecer por bênçãos recebidas e outros para pedir alguma graça. Todos reunidos em nome da fé. Se você quer vivenciar toda essa experiência, minha dica é chegar a Belém uma semana antes, a cidade, por sinal, tem muitos atrativos a serem vistos. No período que antecede o Círio é possível ver ruas e casas enfeitadas em homenagem à santa.

LEIA MAIS: SEGUNDO SEMESTRE TERÁ 4 FERIADOS NACIONAIS PROLONGADOS

Natal Luz
Onde:
Gramado (RS)
Quando: 22 de outubro a 10 de janeiro de 2021

O Natal Luz é o maior evento com temática natalina do Brasil. Um ótimo período para visitar a cidade, principalmente se você viaja com crianças. Nesta época, Gramado fica toda decorada e respira a festa que marca o nascimento de Jesus. Realizado pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, o Natal Luz reúne milhares de turistas todos os dias. Portanto, se programar com antecedência é o primeiro passo. A cidade fica muito cheia aos finais de semana e os ingressos se esgotam rapidamente, assim como os hotéis, que costumam ser mais caros nesta época do ano. Se decidir viver essa experiência, vale reservar sua hospedagem e comprar sua passagem alguns meses antes da início da festa.