República Tcheca: desbrave a região da Boêmia do Sul
Você já pensou em conhecer a República Tcheca? Se a sua resposta foi não, acredite, você precisa rever seus conceitos. Meu roteiro por lá durou 10 dias e me surpreendi a cada cidade que conhecia. Desta vez vou contar um pouco sobre uma região específica do país: a Boêmia do Sul, localizada entre Praga, Viena e Munique. Com acesso fácil, ela é a pedida ideal para aqueles que, em poucos dias, desejam descobrir muitos aspectos do destino.
LEIA TAMBÉM: LISTAMOS 5 PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA HUMANIDADE NO CAMINHO ENTRE LISBOA E PORTO
Quer saber o que vai encontrar por lá? Então presta atenção nessa pequena listinha:
České Budějovice – Esta é a capital da região, foi erguida na confluência dos rios Vltava e Malše, que até hoje rodeiam seu centro histórico. Entre seus atrativos estão a prefeitura barroca e a fonte de Sansão (considerada a maior do país) em Přemysl Otakar II, uma das maiores praças quadradas da Europa. Seu roteiro deve passar também pelo mosteiro da ordem dominicana, fundado no século 13; pela Catedral de São Nicolau e, ao lado, a Torre Negra, o símbolo da cidade com 72 m de altura.
Palácio de Hluboká – É geralmente classificado como o mais bonito da República Tcheca por causa de sua aparência atual. Tem 140 quartos, 11 torres e oferece vários passeios pelas câmaras privadas e pelas luxuosas salas representativas. Observe nas paredes folheadas e esculpidas, tetos decorados, móveis elegantes, lustres de cristal e grandes coleções de pinturas, objetos de prata e porcelanas.
Český Krumlov – A cidade é conhecida como “A Pérola da Boêmia”, cercada pelos meandros do rio Vltava, era a antiga sede de poderosas famílias tchecas. Visite o exterior e interior do seu castelo, com seus jardins, torre de vigia, teatro barroco e museu. Ande pelas ruas e ruelas que vão do centro até a Praça da Concordia. Outros pontos importantes são a igreja de San Vito, a Galeria de Egon Schiele e a loja de marionetes Casa dos Contos.
Parque Nacional de Šumava – Ele está localizado na fronteira tcheco-alemã e é considerado o maior território de todo o continente europeu coberto de florestas em toda a sua superfície. Existem poucas áreas na Europa Central que oferecem uma paisagem tão harmoniosa, uma combinação de montanhas com matas seculares, lagos glaciais com águas cristalinas e pântanos cheios de mistérios.
Lipno – A barragem de Lipno é a maior do gênero na República Tcheca, situada na bela natureza de Šumava. É um destino preferido para os amantes de aventura. Você pode praticar cicloturismo, patins, windsurf, esportes à vela, nadar ou simplesmente relaxar e descansar em uma das “praias” de Lipno.
Gastronomia típica – Para apreciar a gastronomia da região, em České Budějovice visite o restaurante-bar Žlutá ponorka (submarino amarelo) e a cervejaria Solnice (localizada no edifício gótico de 1531 que era um antigo armazém de grãos, armas e, finalmente, sal). Em Český Krumlov almoce ou jante em restaurantes que evocam o tempo de tabernas medievais como U Dwou Maryí ou Šatlava. Para experimentar pratos típicos tchecos, os restaurantes Na Louži e Don Julius são uma opção muito boa.
Fotos da matéria: Divulgação Czech Tourism
LEIA TAMBÉM: EMPENHADA NO COMBATE AO COVID-19, GRÉCIA POSSUI ATRATIVOS PARA FÉRIAS PERFEITAS