Companhias retomam voos nacionais e internacionais: veja lista

Agosto chegou e trouxe com ele a retomada de muitos voos até então suspensos em virtude da pandemia de coronavírus. Se os últimos quatro meses foram marcados pela estagnação do turismo, a tendência, a partir de agora, é que gradualmente o setor venha retomando suas forças.

Na Gol, por exemplo, a demanda em julho cresceu mais de 110% em comparação com o mês anterior. A Azul, por sua vez, registrou 50% de crescimento de passageiros no mesmo período levando em consideração o mercado doméstico. Além disso, muitas empresas aéreas anunciaram a volta de suas rotas. Entre as companhias internacionais que operavam no Brasil pré-pandemia, 12 vão retomar seus voos neste mês. Para facilitar a sua vida, listamos abaixo como estão as operações das principais empresas que voam no Brasil – seja ligando destinos domésticos ou internacionais.

LEIA TAMBÉM: AUMENTA NÚMERO DE PAÍSES QUE EXIGEM SEGURO VIAGEM: CONFIRA LISTA ATUALIZADA

Azul, Gol e Latam aumentam frequências

Azul – A companhia vem mês a mês aumentando suas rotas. Agora em agosto, a Azul retoma a operação em oito bases em todo o Brasil e amplia a oferta de voos de sua malha doméstica, chegando a 303 frequências diárias, o que corresponderá a um crescimento de 290% no comparativo com a malha de abril. No internacional, a Azul está operando dois voos semanais de Campinas para Lisboa e Fort Lauderdale.

Gol – A partir deste mês de agosto a Gol passa a operar em 90% dos destinos de sua malha doméstica. Já a retomada internacional acontecerá a partir de outubro, com voos partindo de São Paulo/GRU para Buenos Aires e Montevidéu. Em novembro, será a vez da retomada de quatro operações na América do Sul, com voos partindo de São Paulo/GRU para Assunção, Lima, Santiago e Santa Cruz. Em dezembro, a Gol retoma voos para América do Norte e Caribe. É o caso dos voos partindo de Brasília para Cancún, Orlando e Miami; a retomada dos voos entre Fortaleza e Orlando; a volta dos voos do Rio para Córdoba, Buenos Aires, Montevidéu, Rosário e Santiago; a retomada das operações de São Paulo/GRU para Mendoza e Punta Cana; e a retomada dos voos entre Manaus e Orlando.

Latam – O aumento da capacidade da Latam entre agosto e setembro atingirá aproximadamente 37 cidades a partir de Guarulhos e 28 cidades a partir de Brasília. Adicionalmente, a companhia aumenta sua conectividade alcançando mais de 450 combinações de cidades através de seus hubs, além de manter as operações em Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) para os principais aeroportos corporativos. No internacional, o hub de Guarulhos conectará 19 cidades brasileiras à rede internacional da LATAM, que já conecta cidades como Lisboa, Madri, Frankfurt, Londres, Miami e Santiago. Em agosto e setembro haverá ainda mais incrementos para destinos como Lima, Nova York, México, Montevidéu, Buenos Aires (Ezeiza) e Assunção.

NÃO PERCA: MITOS E VERDADES SOBRE AS VIAGENS DE AVIÃO NO “NOVO NORMAL”

Voos internacionais são retomados gradualmente

Aerolineas Argentinas
A Aerolineas Argentinas pretende retomar suas operações no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) em 1º de setembro. Já as rotas que ligam Buenos Aires a Porto Seguro, Florianópolis e Salvador estão previstas para janeiro de 2021. Não há previsão para os voos de Porto Alegre e Curitiba.

Aeromexico
A Aeromexico vai aumentar para cinco frequências seus voos de São Paulo para a Cidade do México em 17 de agosto.

Air Europa
A companhia já retomou a rota entre Madri e São Paulo, realizada três vezes por semana. Em setembro, a Air Europa volta a operar os voos a partir de Salvador e, em novembro, será a vez de Recife e Fortaleza.

Air France
A empresa não deixou de operar no país, apenas reduziu as rotas, que no último mês foram ampliadas. Hoje são oito voos semanais, sendo cinco de São Paulo e três do Rio. As operações em Fortaleza (FOR) devem ser retomado a partir de 10 de outubro.

Alitalia
A companhia anunciou o retorno das operações no Brasil em outubro. Serão três frequências semanais entre Roma e São Paulo. Até o fim do ano a empresa pretende ampliar as operações e chegar aos três diários entre o Brasil e a Itália (dois de Guarulhos e um do Rio).

American Airlines 
A empresa voltou a operar a rota entre São Paulo e Miami na última sexta (07/08). Já os voos para Nova York e Dallas estão programados para dezembro. E as rotas de Los Angeles para São Paulo e de Miami para Brasília foram canceladas pela companhia.

Avianca
As operações da Avianca entre os aeroportos de São Paulo e Bogotá devem ser retomadas a partir de 1º de setembro.

Boliviana de Aviacion
A Boliviana de Aviacion (BoA) está operando voos diretos entre São Paulo/GRU e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, durante todas as sextas-feiras do mês de agosto. A primeira operação começou na última sexta (07/08).

British Airways
A British Airways retomou no dia 03 deste mês seus voos entre São Paulo/GRU e Londres/Heathrow, marcando seu retorno oficial ao Brasil. Neste primeiro momento serão três frequências semanais operadas por B787-8 Dreamliners.

Cabo Verde
A empresa anunciou a intenção de retomar seus voos para o Brasil (Recife e Fortaleza) em 1º de setembro.

Copa Airlines
O Brasil está na programação da Copa, que começa neste mês a retomar seus voos internacionais. A companhia está programando inicialmente voos nos dias 14 e 15, 21 e 22, e 28 e 29 de agosto, para Miami e Nova York (Estados Unidos), Cidade do México (México), Santo Domingo (República Dominicana), Quito e Guayaquil (Equador), São Paulo (Brasil) e Santiago (Chile), além de conexões entre cidades.

Delta
A Delta retomou os voos entre São Paulo/Guarulhos e Atlanta, marcando o retorno oficial de suas operações ao Brasil. A companhia terá quatro frequências semanais com partidas do Terminal 3.

Edelweiss
A empresa anunciou a retomada da rota entre Rio de Janeiro e Zurique para o dia 2 de outubro. Serão duas frequências semanais.

Emirates
A Emirates voltou a voar para o Brasil no início deste mês (02/08). Foi a primeira vez, desde março, que um voo regular de passageiros da Emirates pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos.  A empresa, no entanto, cancelou definitivamente seus voos para o Rio de Janeiro. Desde junho de 2019, a Emirates operava a rota de Dubai para Santiago e Buenos Aires com escala no Rio.

Iberia
A Iberia retoma seus voos regulares no Brasil no próximo dia 3 de setembro entre São Paulo e Madri. A retomada contará com quatro voos por semana, todas as terças, quintas, sábados e domingos, com partidas de São Paulo às 14h30 e chegada em Madri às 05h55 do dia seguinte (hora local).

JetSmart
A JetSmart programou a retomada dos voos entre Santiago do Chile e Salvador a partir de outubro, partindo todas às quartas e domingos. A JetSmart voltará a Salvador com tarifas especiais, comercializando passagens a preços promocionais.

KLM
A companhia opera, desde 13 de julho, voos diários entre São Paulo e Amsterdã (mesmo quantidade de antes da pandemia) e quatro vezes por semana para o Rio de Janeiro.

Lufthansa
A empresa não deixou de voar entre São Paulo e Frankfurt. Hoje opera  cinco voos semanais entre os destinos.

Qatar
A Qatar voltou a operar a rota São Paulo e Doha, diariamente, desde o dia 1º de agosto, com o A350-1000. Até então, a companhia vinha operando com as frequências reduzidas.

Sky Airlines
A companhia marcou seu retorno ao Brasil para o dia 28 de setembro, com a retomada das rotas de Santiago do Chile para São Paulo/GRU e Rio de Janeiro/GIG. Ambas as rotas da low-cost chilena começam apenas com um voo semanal, mas logo ganham mais frequências nos meses de outubro, novembro e dezembro por conta da alta temporada de verão. Para São Paulo/GRU, serão duas frequências semanais a partir de outubro (segundas e sextas); três frequências semanais a partir de novembro (segundas, quartas e sextas); e cinco voos por semana em dezembro (segundas, quartas, quintas, sextas e domingos). Para o Rio de Janeiro/GIG, serão duas frequências semanais em outubro (todas as segundas e quintas); três em novembro (segundas, quintas e sábados); e voo diário a partir de dezembro.

Swiss
A empresa já retomou suas operações entre Zurique e São Paulo desde o dia 2 de julho, com três voos semanais. A previsão é ampliar esse número para cinco voos semanais a partir de 2 de setembro.

TAAG
No último dia 1º de agosto a TAAG retomou as operações da rota entre São Paulo e Luanda.

TAP
A partir deste mês de agosto a TAP passa a operar 18 voos semanais para o Brasil em seis rotas, conectando Lisboa a Guarulhos, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Confins, além de um rota entre Porto e Rio de Janeiro. Em setembro o número aumenta para 22 frequências semanais. Além das seis rotas já englobadas pela malha de agosto, a TAP retomará Lisboa/Salvador e Lisboa/Brasília. Com exceção de Guarulhos, com sete, e Rio de Janeiro, com cinco, os demais destinos brasileiros contarão com duas frequências semanais.

Turkish Airlines
A empresa retoma os voos entre São Paulo e Istambul em 2 de setembro. Ida e volta serão operados às segundas, quartas e sábados. Já em outubro, as operações passam de três para sete voos semanais.

United
A empresa não deixou de operar a rota entre São Paulo-Houston durante a pandemia. Agora planeja retomar o voo entre Nova York/Newark e São Paulo ainda neste mês de agosto.


As companhias que não foram citadas aqui na matéria ainda não revelaram a data de retorno de seus voos. Vale lembrar que as programações definidas podem ser modificadas pelas empresas a qualquer momento, por isso vamos seguir atualizando vocês de tudo que acontece.

PODE TE INTERESSAR: ÁLCOOL EM GEL E SEGURO VIAGEM APARECEM COMO PRIORIDADES DE VIAJANTES NO “NOVO NORMAL”