Mitos e verdades sobre as viagens de avião no “novo normal”

Não tem jeito. Quem precisa pegar um voo nas próximas semanas ou já está pensando em remarcar suas férias vive um momento de incertezas e dúvidas. Afinal, é seguro viajar de avião neste momento? Muitas informações são repassadas a toda hora e o difícil é saber quais são verídicas e quais não são.

Nos últimos quatro meses o transporte aéreo veio se adaptando e preparando para se tornar cada vez mais seguro e já conta com tecnologias que contribuem para evitar o contágio, como a filtragem de ar especial nas aeronaves mais modernas. O sistema de filtro de ar HEPA captura 99,7% de partículas ao promover a renovação do ar dos aviões a cada 3 minutos. Atualmente, as aeronaves mais modernas da frota das empresas brasileiras contam com essa tecnologia.

LEIA TAMBÉM: BRASIL REABRE FRONTEIRAS AÉREAS E PASSA A EXIGIR SEGURO VIAGEM DE VISITANTES

Ainda tem dúvidas? Então vale conferir essa lista de mitos e verdades que preparamos para vocês de acordo com informações oficiais da Abear, Anvisa e ANAC. E mais importante: ao viajar de carro, trem, ônibus ou avião, nunca deixe de contratar um seguro viagem.

Os riscos de pegar o coronavírus dentro do avião são maiores – MITO
Os aviões são equipados com um sistema de filtragem que é usado também pelos hospitais. O ar é renovado a cada 2-3 minutos, e os filtros eliminam mais de 99% dos vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus. Um estudo da IATA mostrou que esses e outros fatores tornam o interior dos aviões um ambiente de baixo risco de contaminação. A entidade aponta ainda que, na cabine, os passageiros estão sentados todos na mesma direção, a interação face a face é muito limitada e o encosto das poltronas funciona como uma barreira física entre as fileiras.

Aeronaves são desinfetadas a cada escala ou conexão –  VERDADE
A cada novo embarque, o que inclui escalas e conexões, todo o interior do avião passa por uma cuidadosa limpeza. São desinfetadas com produtos específicos todas as superfícies que o passageiro possa ter contato: braços e encosto dos assentos, painéis com saída de ar-condicionado, luz individual e chamada de comissários, mesinha, telas, cinto de segurança, compartimento de bagagem, maçanetas, banheiros.

É permitido usar álcool em gel dentro do avião – VERDADE
Em gel, sim. Álcool líquido, não. O passageiro pode levar na mala de mão até 500 ml, em voos nacionais. Em trajetos internacionais, o máximo permitido é de 100 ml, que deve ser transportado em frasco de plástico transparente. As companhias aéreas também disponibilizam recipientes de álcool em gel dentro das aeronaves, facilitando o acesso ao produto. Vale ressaltar que o álcool líquido é proibido no avião e será barrado no raio-X.

Nada mudou na rotina dos voos após pandemia – MITO
As companhias aéreas tiveram que simplificar seu serviço de bordo e suspender as vendas de produtos nos voos. Contudo, o passageiro que quiser água pode pedir aos comissários e receberá água mineral em copo descartável lacrado. Em viagens internacionais é oferecida comida em embalagem individual, fechada e previamente higienizada, geralmente entregue no embarque. Nada de revistinhas! Durante o período de emergência sanitária, os bolsões nas poltronas contém apenas os cartões com as informações de segurança, que também passam por limpeza a cada novo embarque.

É preciso usar máscaras dentro das aeronaves – VERDADE
Sim, de acordo com as normas da Anvisa, os passageiros devem usar as máscaras durante todo o voo. A medida segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que elas são importantes para ajudar a impedir a propagação do COVID-19.

Os banheiros devem ser evitados durante o voo – MITO
Os banheiros estarão à disposição dos passageiros normalmente. Assim como as demais áreas do avião, esses também passam por desinfecção a cada novo embarque, e o ar nos toaletes também é renovado e passa pelos filtros HEPA.

LEIA MAIS: LISTAMOS DEZ DESTINOS NO EXTERIOR SEM RESTRIÇÕES PARA ENTRADA DE TURISTAS BRASILEIROS