Vacinação contra COVID-19 vai impulsionar o turismo mundial nos próximos meses

É cada vez maior o número de países que já começaram a vacinação contra a COVID-19, incluindo o Brasil, que deu o pontapé inicial na imunização da população nesta semana. A iniciativa, além de evitar a propagação do vírus e proteger milhões de vidas, também é vista com certo alívio pelos profissionais do turismo mundial. “O início da vacinação deve ser celebrado pela indústria turística. Agora podemos vislumbrar com mais segurança a retomada das viagens. Diversos setores, antes paralisados por conta da pandemia, devem sentir também este impacto positivo”, prevê Marilberto França, CEO da Affinity Seguro Viagem.

Seychelles, por exemplo, mudou as regras antes estabelecidas. A partir de agora, o destino pode receber visitantes vacinados de qualquer parte do mundo. Para entrar no país é preciso apresentar um certificado da autoridade nacional de saúde do país de origem que comprove a imunização completa contra o coronavírus, ou seja, que as duas doses da vacina foram realizadas até duas semanas antes da data de entrada no destino. Além disso, é necessário informar o resultado de teste PCR negativo para covid-19 obtido 72 horas antes do embarque.

Já o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, defende que a União Europeia (UE) adote um certificado de vacinação comum para impulsionar a indústria do turismo. “As pessoas vacinadas devem poder viajar livremente”, disse Mitsotakis em uma carta dirigida à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e publicada pelos serviços do primeiro-ministro.

Quem também já saiu publicamente em defesa desta ideia foi o diretor geral e CEO da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Alexandre de Juniac. “A iniciativa do primeiro-ministro Mitsotakis deve ser urgentemente adotada pela Comissão e por todos os Estados membros. A vacinação é fundamental para reabrir fronteiras com segurança e estimular a recuperação econômica. Um certificado de vacinação pan-europeu mutuamente reconhecido seria um passo importante para dar aos governos a confiança para abrir suas fronteiras com segurança e aos passageiros a confiança para voar sem a barreira da quarentena”, diz de Juniac.

Por falar no setor aéreo, a companhia australiana Qantas foi a primeira a anunciar que vai recusar passageiros rumo à Austrália que não tiverem tomado a vacina de covid-19, a mesma atitude foi adotada pela sul-coreana Korean Airlines.

Ranking de Vacinação

O país com mais doses aplicadas é os Estados Unidos: lá 12,2 milhões de pessoas já receberam doses da vacina. Em seguida, está a China (10 milhões), o Reino Unido (4,31 milhões), Israel (2,43 milhões) e os Emirados Árabes Unidos (1,88 milhões).

LEIA TAMBÉM:

LISTAMOS 10 VANTAGENS DE VIAJAR COM A PROTEÇÃO DO AFFINITY SEGURO