Alemanha e Espanha reabrem fronteiras para brasileiros vacinados
Com o avanço da imunização, muitos países passaram a rever suas decisões sobre o fechamento das fronteiras. Esse é o caso de dois importantes destinos da Europa: Alemanha e Espanha. Ambos acabam de anunciar suas reaberturas a turistas brasileiros com a imunização completa contra a covid-19.
Gostou da novidade? A gente te conta como vai funcionar em ambos os casos.
Espanha
A partir desta terça, dia 24 de agosto, os turistas brasileiros já vacinados voltam a ser bem-vindos em território espanhol. Para isso, terão que apresentar um comprovante de vacinação (no idioma espanhol, inglês, francês ou alemão) com algum dos imunizantes aprovados na União Europeia ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso inclui as vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Sinopharm e a CoronaVac.
Para entrar no país será preciso ainda preencher um formulário de controle de saúde. Depois de preencher as informações, o viajante vai gerar um QR Code que deve ser apresentado no momento de embarque e também na chegada à Espanha. Vale lembrar que a viagem só pode ser realizada 14 dias após a última dose da vacina.
Esse não é o primeiro passo do governo espanhol rumo à normalização do turismo. No último mês, pessoas com visto de longa duração já eram permitidas. Clique aqui para saber mais.
Alemanha
Para o governo alemão, o Brasil não é mais considerado zona com variantes do vírus e passou a ser classificado como zona de alto risco. Sendo assim, desde o último domingo, dia 22 de agosto, pessoas com vacinação completa contra o coronavírus e que foram imunizadas com uma das vacinas listadas no site do Instituto Paul Ehrlich poderão novamente viajar para a Alemanha.
As vacinas listadas são as desenvolvidas pela Pfizer e BioNTech; Moderna; AstraZeneca e Janssen. Atenção, a CoronaVac, produzida no Brasil pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, não faz parte da lista.
Quem for viajar para a Alemanha deve respeitar o prazo de 14 dias da data da última dose da vacina ou da dose única. É preciso também realizar um registro digital de entrada e apresentar o comprovante de vacinação, que pode ser exigido pela Polícia Federal alemã ou pela autoridade competente no momento do controle de fronteira.
O documento deverá conter os dados pessoais da pessoa vacinada (sobrenome, nome e data de nascimento); data da vacinação e número de doses aplicadas; nome da vacina aplicada; nome da doença alvo da vacina; indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado, por exemplo, um símbolo oficial ou o nome do emissor.
Passageiros que viajarem de avião devem apresentar os comprovantes à companhia aérea antes do início da viagem, de acordo com a embaixada.
SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
É preciso lembrar que tanto a Espanha quanto a Alemanha fazem parte do Espaço Schengen, no qual são exigidos: Passaporte com validade superior a 3 meses a partir da data de saída dos países membros; passagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias; comprovante de hospedagem; seguro viagem internacional com assistência equivalente a 30 mil euros.