Indicadores mostram recuperação do setor de turismo no Brasil

Os serviços de atividades turísticas acumulam um crescimento de 51,2% de maio a agosto deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ainda estar em nível abaixo do patamar pré-pandemia de covid-19, nesse período de seis meses, o setor tem apresentado crescimentos consecutivos. De setembro para outubro, por exemplo, o segmento cresceu 1%. Na comparação com outubro de 2020, a alta foi de 26,9%.

Esse não é o único indicador que mostra uma recuperação do turismo nacional depois do forte impacto sofrido com a pandemia de covid-19.

A mesma pesquisa do IBGE mostra que, de janeiro a outubro de 2021, o serviço de transporte aéreo acumula alta de 35,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação de outubro deste ano com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 26,7%.

Seguros viagem

Outro indicador que ilustra o bom momento do setor é a venda de seguros viagem. Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) mostram que, no 3º trimestre deste ano, os seguros viagem alcançaram R$ 78,1 milhões em prêmios. Isso representa um aumento de 36,8% em relação ao trimestre anterior e uma alta de 116,4% na comparação com o 3o trimestre do ano passado.

Segundo Marilberto França, CEO da Affinity Seguros Viagem, o ano de 2020 foi um grande desafio para o turismo, mas, agora, o panorama do setor já é outro. No mês de setembro de 2021, por exemplo, a empresa registrou crescimento de 488% (quando comparado ao mesmo mês do ano passado).  “Com o avanço da vacinação e o aumento da confiança dos países em abrir suas fronteiras, já temos um outro cenário, totalmente diferente de 2020 e já com uma performance bem similar ao que tínhamos em 2019, antes da pandemia”, explica.