Temporada brasileira de cruzeiros será retomada no próximo dia 5

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil ) e seus membros confirmaram a continuação da temporada nacional de cruzeiros no Brasil a partir de 5 de março, com saídas programadas até 18 de abril de 2022. A Temporada 2022/2023 está programada para começar em outubro de 2022.

Serão 19 roteiros que passarão por oito destinos dos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios, que estão totalmente alinhados para implementar rigorosos protocolos de segurança que valorizam a saúde das pessoas e garantem a alta qualidade das experiências oferecidas aos cruzeiristas.

A CLIA Brasil e suas associadas reconhecem os esforços do governo federal e dos governos estaduais e municipais para viabilizar a retomada desta temporada. Os membros da CLIA não pouparam esforços no trabalho contínuo e ininterrupto para a continuidade das operações, com o propósito constante de navegar com responsabilidade, implementando protocolos rigorosos que priorizam a saúde dos hóspedes, tripulantes e comunidades que recebem os cruzeiros, e continuam focados em oferecer as melhores experiências a bordo.

Números do setor

O setor de cruzeiros é vital para a recuperação econômica global. Desde julho de 2020, mais de 6 milhões de pessoas navegaram em quase 90 mercados em todo o mundo. As Companhias associadas à CLIA representam mais de 90% da capacidade oceânica do mundo com aproximadamente 270 navios.

No Brasil, a última temporada (2019/2020) trouxe um impacto de R$ 2,24 bilhões para a economia nacional e gerou cerca de 34 mil empregos, envolvendo uma extensa cadeia de setores, entre eles comércio, alimentação, transportes, hospedagem, serviços turísticos, agenciamento, receptivos e combustíveis, entre muitos outros.

Protocolos vigentes no Brasil

•             Vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização);

•             Testagem pré-embarque (PCR até três dias antes ou Antígeno até um dia antes da viagem);

•             Testagem frequente de, pelo menos, 10% dos hóspedes e tripulantes;

•             Capacidade reduzida a bordo para facilitar o distanciamento social de 1,5m entre grupos e permitir a distribuição de cabines reservadas para isolar casos potenciais;

•             Uso obrigatório de máscaras;

•             Preenchimento de formulário de saúde pessoal (DSV – Declaração de Saúde do Viajante);

•             Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes;

•             Plano de contingência com equipe médica especialmente treinada e estrutura com recursos modernos para atendimento de hóspedes e tripulantes;

•             Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a ANVISA, Municípios e Estados.

LEIA TAMBÉM: VEJA 22 RAZÕES PARA PROGRAMAR SUA VIAGEM PARA NOVA YORK EM 2022
ITÁLIA REABRE FRONTEIRAS PARA BRASILEIROS VACINADOS SEM EXIGÊNCIA DE QUARENTENA
FRANÇA RETIRA NECESSIDADE DE TESTE DE COVID-19 PARA ENTRADA NO PAÍS

Foto: Divulgação Clia Brasil