Bondinho do Pão de Açúcar festeja 110 anos com ações especiais

O Parque Bondinho Pão de Açúcar completa 110 anos hoje (27/10) e muitas comemorações estão previstas. Para marcar a forte relação do Parque Bondinho com a música e a cultura carioca, a atração ganhou de presente uma música inédita, composta pelo ícone da Bossa Nova, Roberto Menescal, em parceria com a cantora Cris Delanno e Alex Moreira. Chamado de “O Bondinho”, o single estará disponível nas playlists do Parque Bondinho, e nas maiores plataformas digitais de música, como Spotify, You Tube Music, entre outras, a partir de amanhã (28/10).

“Essa canção nasceu da imensa admiração que eu, Cris e Alex Moreira temos pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar, ícone turístico da cidade. Já existe música para o Corcovado, várias para o Rio de Janeiro, para as praias, mas não para o Parque. A letra me remete à subida ao Parque. De tudo que compus, recentemente, este é o meu trabalho favorito”, declara Roberto Menescal. 

No dia 28, ainda em clima de comemoração, o Morro da Urca será palco do show da Maria Rita, que sobe novamente ao Parque Bondinho, desta vez, para celebrar os 110 anos do Parque. O evento, que é aberto ao público, contará ainda com a apresentação do Samba de Santa Clara, além dos DJs Beto Chuquer, Nepal, Rafa M, Tommax e o SunriseSet de John Failly e Marie Bouret. Os ingressos, no valor de R$ 110, podem ser adquiridos pela internet. 

Nova atração para embarcar na história do Parque

A programação de comemoração aos 110 anos do Parque Bondinho ainda continuará pelos próximos meses. Para novembro, o Parque irá inaugurar uma exposição imersiva que proporcionará uma experiência única aos visitantes. A Cápsula do Tempo, como será chamada a nova atração, permitirá que o público revisite momentos importantes da história do Parque, além de oferecer uma visão sobre seu futuro, que, em poucos meses, irá inaugurar uma tirolesa que ligará os Morros da Urca e Pão de Açúcar. 

Produtos que são a cara do Parque Bondinho

Sol, mar e praia. Não tem como não pensar no Rio de Janeiro, no verão, sem visualizar o Parque Bondinho Pão de Açúcar como cenário. Por isso, para marcar os 110 anos da atração, a loja Pierim desenvolveu uma coleção comemorativa de souvenirs e peças de vestuário inspiradas no Parque Bondinho. Algumas estampas, que têm inspiração na fauna e flora da Mata Atlântica, são assinadas pelo artista Bruno Big, que também é responsável pelos painéis espalhados pelo Parque.

E para completar esse cenário bem carioca, a cervejaria Praya lançou uma série de latas comemorativas em homenagem aos 110 anos do Parque Bondinho Pão de Açúcar. Além do design diferenciado, os produtos também contam com um QRCode que levam para um vídeo sobre os grandes marcos da história do Parque: os bondes de 1912, 1972, 2008 e o lançamento da nova marca em 2022.

Recorde de visitante após a pandemia
Na última segunda, dia 24, o Bondinho registrou seu recorde de bilheteria, recebendo 1 milhão de visitantes durante o pós-pandemia. O resultado foi alcançado pela primeira vez desde a sua reabertura em agosto de 2020. Até o mesmo período do ano passado, o Parque chegou a receber 468.312 pessoas.

“Chegar a essa importante marca na semana em que completamos 110 anos é, sem dúvida, mais um ótimo motivo para comemorarmos. Esse resultado nos mostra que estamos no caminho certo. Somos o teleférico mais antigo do mundo, mas estamos sempre inovando para trazer iniciativas inéditas para o Rio e atrair cada vez mais pessoas em busca de experiências únicas com a vista mais deslumbrante da nossa cidade”, diz Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.