Vai viajar de avião nos próximos feriados? Confira dicas para um embarque tranquilo

Se você está pensando em viajar nos próximos feriados, deve levar em consideração as dicas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). A entidade traz recomendações para que os passageiros tenham a melhor experiência possível.
Dicas:
- Confira documentos pessoais, incluindo passaportes e vistos no caso de viagens internacionais, e autorizações para menores de idade (quando necessárias) antes de sair de casa. É importante que o documento de identificação, como o RG, esteja em bom estado de conservação e dentro do período de validade.
- Em caso de voos internacionais, fique atento aos procedimentos solicitados pelas autoridades sanitárias do país de destino, como a obrigatoriedade da vacina da febre amarela.
- Antecipe o deslocamento para o aeroporto: chegue com pelo menos duas horas de antecedência para voos domésticos e três horas para voos internacionais.
- Caso o passageiro necessite de atendimento especial durante a sua viagem, é preciso contatar a companhia aérea com antecedência por meio dos canais de atendimento ao cliente.
- Caso haja previsão de chuva intensa, não esqueça de checar o status do voo no site ou aplicativo da sua companhia aérea e fique atento ao funcionamento dos aeroportos. É possível também conferir o status do voo nos painéis disponíveis nos aeroportos.
- Realize o check-in antecipado, pelo site ou aplicativo da companhia aérea, para garantir segurança e praticidade antes do voo.
- Objetos pontiagudos, como saca-rolhas, só podem ser transportados na bagagem despachada. Líquidos inflamáveis, como fluido de isqueiro, são vetados. Para os voos internacionais, não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com capacidade superior a 100 ml na mala de mão. Em caso de dúvidas sobre a possibilidade de embarque de determinado item, consulte sua companhia aérea.
- As companhias aéreas brasileiras permitem que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão e um item pessoal, como uma bolsa ou mochila que caiba abaixo do assento a frente em voos domésticos e internacionais. Ao comprar uma passagem, é possível adquirir, também, a franquia de despacho de bagagem (se já não estiver incluída na sua tarifa).
- As bagagens de mão devem respeitar limite de peso e tamanho de acordo com os parâmetros estabelecidos por cada empresa aérea. Nos voos internacionais, é recomendado que o passageiro consulte as medidas com as empresas aéreas. É preciso respeitar também o limite de peso: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.
- Com o fluxo maior de passageiros nos momentos de pico, vale colaborar para a fluidez das inspeções de segurança. O melhor é manter pertences de metal (cintos, brincos, etc.) dentro da bagagem de mão até passar pelo detector de metais.
- Retire o laptop da mochila para a inspeção em separado pelo equipamento de raios-x.
LEIA TAMBÉM: Comissão do Senado aprova Lei Joca sobre transporte de animais em aviões
Foto: Freepik