México: visto para brasileiros voltará a ser eletrônico

Brasil e o México anunciaram hoje (18/07) a volta dos vistos eletrônicos para as pessoas dos dois países. Isso significa que em breve brasileiros e mexicanos poderão solicitar vistos para turismo e negócios pela internet, sem a necessidade de ir até o consulado ou embaixada. A mudança, que ainda não tem data para entrar em vigor, foi anunciada pelos ministros das relações exteriores dos dois países em um comunicado.

“Sem perder de vista o objetivo comum da retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, a adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países”, diz um trecho da nota oficial dos governos.

Processo atual

Até que o sistema esteja em funcionamento, o processo para viajar para o México continua o mesmo. O visto deve ser emitido presencialmente nos consulados mexicanos de Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro. É necessário pagar uma taxa de US$ 48, o que significa algo em torno de R$250 no câmbio atual (18/07). Turistas que já possuem visto dos Estados Unidos ou do Canadá não precisam se preocupar em tirar o visto mexicano.

Problemas com visto eletrônico
Essa não será a primeira experiência de visto eletrônico. Entre dezembro de 2021 e agosto de 2022, os brasileiros precisavam apenas apresentar uma autorização eletrônica de viagem – gratuita – para entrar no México. Ela deveria ser solicitada até 30 dias antes do embarque. Contudo, o sistema começou a apresentar instabilidade. Com muitas reclamações sendo feitas, o Itamaraty chegou a pedir ao governo mexicano que tomasse providências urgentes para solucionar a questão, o que não surtiu efeito na ocasião.

LEIA TAMBÉM: FFINITY AMPLIA COBERTURA DE PLANOS ESTUDANTIS PARA ATÉ 365 DIAS