Perfil dos viajantes mudou na última década

Engana-se quem pensa que viajar é uma paixão apenas de jovens. O número de passageiros da terceira idade vem aumentando

O perfil dos clientes que buscam o seguro viagem para deixar o país vem mudando nos últimos anos. De acordo com dados da Affinity, na última década os passageiros da terceira idade cresceram consideravelmente.

 “Nós sempre atendemos a um público variado, poderia dizer que temos passageiros de 18 até 95 anos, sem exagero. Os viajantes com mais idade ou mais experiência já conhecem melhor o produto seguro viagem e então fazem questão de contratá-lo antes de deixar o país. Já os mais jovens, ou aqueles que vão realizar sua primeira viagem internacional, muitas vezes não têm conhecimento sobre os seguros e sua importância”, avalia o diretor geral da Affinity, José Carlos Menezes.

No passado, amaioria dos passageiros atendidos no exterior – que sofreram algum incidente e precisaram acionar o seguro viagem – tinham, em média, até 40 anos de idade.Atualmente, essa faixa etária chega 65 anos.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), os viajantes com mais de 65 anos representam cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais. E a tendência é que esse número continue crescendo no futuro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 cerca de 30% da população brasileira será formada por pessoas com mais de 65 anos.