Seis dicas para programar sua viagem e evitar contratempos

Programar uma viagem pode parecer simples, mas exige cuidados. Não basta apenas definir um destino, comprar passagens e reservar hotel. Para evitar surpresas desagradáveis, vale ficar atento às dicas preciosas montadas pela publicitária Raquel Fialho, que possui mais de seis anos trabalhando na indústria turística.

Vai pra onde? Quando, com quem e como?

Que viajar é muito bom todo mundo sabe. Conhecer lugares novos, culturas diferentes, se encantar com as paisagens que a gente vê nos filmes e nas redes sociais, tirar fotos maravilhosas naqueles pontos turísticos super cartão-postal ou simplesmente andar pelas ruas apreciando o movimento natural do lugar. Só de pensar dá vontade de arrumar as malas e ir, mas ir pra onde?

Viajar requer bastante planejamento, afinal, em uma viagem investimos duas coisas muito importantes: TEMPO e DINHEIRO. Então, pensando em ajudar você a se organizar para suas próximas férias ou para os poucos feriados do ano de 2019, fiz um levantamento de tudo o que é básico saber antes de bater o martelo em um destino.

  • Conheça o seu orçamento: É permitido sonhar com o Leste Europeu, Bora Bora ou Fernando de Noronha e, com planejamento, um dia você certamente vai conhecer esses lugares, mas já parou para pensar que talvez a grana que você dispõe hoje pode não ser o suficiente para arcar com esse tipo de viagem? Por isso, a primeira coisa que se deve pensar para programar uma visita a outro país ou estado é quanto você tem, pode e quer investir. Respeitar o seu bolso na escolha do destino vai ajudar a garantir a qualidade da viagem e a viver momentos inesquecíveis. Porém, se todo seu dinheiro for gasto apenas na compra das passagens, você até irá conhecer o lugar, mas precisará economizar muito em hospedagem e na grana para as refeições, transformando assim o seu roteiro dos sonhos, em um grande pesadelo.
  • Quanto tempo você tem disponível?: É claro que dar a volta ao mundo é inspirador, mas com 15 dias de férias ou durante o feriado da Semana Santa é praticamente impossível. Entender o seu tempo disponível inclui calcular o período de deslocamento até o destino final e multiplicar por 2. Afinal, você terá que voltar para casa, não é verdade? Avalie quantas horas vai precisar ficar dentro de um avião ou preso no engarrafamento antes de se deliciar com as maravilhas do local escolhido. Ninguém quer gastar dinheiro, perder metade da viagem só com o ir e vir e além de tudo voltar cansado com o trajeto e frustrado por não ter tido tempo suficiente de ver tudo o que pesquisou e planejou.
  • Escolha com atenção a época do ano: Tem lugar que é bom o ano inteiro e oferece atividades completamente diferentes dependendo da estação escolhida. Desta forma, você pode voltar várias vezes ao mesmo lugar e serão experiências opostas, porém, é importante que você se questione em relação ao que quer viver naqueles dias off. Além de avaliar também sua condição de saúde. Lugares com temperaturas muito baixas, por exemplo, podem complicar a vida de que não está acostumado com o frio ou sofre com problemas respiratórios.
  • Vai com quem?:  Sozinho, com amigos, levando as crianças ou em uma viagem a dois. Pense sempre que o seu “grupo” deve estar confortável dentro do roteiro e desta forma as chances de tudo correr bem para você e os demais viajantes são muito maiores. Feche os olhos e imagine sua avó, de 78 anos, subindo as ladeiras do pelourinho. Ou seu irmão, com um casal de gêmeos de 2 aninhos, passeando pelas ruas do Canadá no inverno enquanto os termômetros marcam -19º. Conseguiu imaginar? Gostou do viu? rs… Então saiba que até para viajar sozinho é interessante se imaginar no lugar realizando as atividades oferecidas por ele.
  • Pesquise a cultura/estrutura do seu destino: Neste item destacamos em cultura os hábitos alimentares e vestimentas e em estrutura as condições do lugar. A experiência gastronômica contribui absurdamente na sua avaliação final. Por isso, veja o que faz parte das refeições locais e quais são os ingredientes que predominam nos cardápios. Esteja aberto para novas experiências, mas respeite o seu paladar, pois comer é prazer e prazer é tudo o que se espera de um período de descanso e/ou aventuras. Sobre como se vestir, é interessante olhar fotos em redes sociais e conversar com pessoas próximas que já estiveram no mesmo lugar em que você também vai estar. Fazendo este levantamento você evita levar objetos desnecessários e, consequentemente, peso extra, além de não passar por situações constrangedoras como não poder visitar um ponto turístico por estar vestido de maneira inadequada. Como citado no início deste tópico, observar a estrutura local pode evitar surpresas desagradáveis. Então, fique atento ao que o lugar é capaz de oferecer em relação ao funcionamento dos meios de transporte e estrutura para atendimentos médicos, por exemplo. Viaje ciente do que você pode encontrar por lá, alinhe suas expectativas e não se decepcione.
  • Busque a ajuda de quem entende: A viagem é sua e só você poderá escolher o melhor lugar, mas contar com o auxílio de quem realmente domina do assunto pode ser o grande pulo do gato. Por isso procure a orientação de um agente de viagens. Um roteiro bem feito é como montar um quebra cabeça de 2.000 peças. Dará muito trabalho, mas é lindo de ver e de viver. Não se esqueça que estes profissionais estão atentos aos detalhes que podem salvar o seu passeio orientando sobre os documentos exigidos para entrada em determinados destinos e a contratação do seguro viagem mais apropriado.

Lembre-se: Mesmo não sendo exigido em todos os lugares do mundo, o seguro viagem pode ajudar você a sair de situações emergenciais, que vão desde o extravio de bagagem até a administração e pagamento de um atendimento médico”.

Raquel Fialho, publicitária