Bleisure: a nova tendência do turismo corporativo

Bleisure, a junção das palavras business (negócios) + leisure (lazer), formam a nova tendência do turismo corporativo. Na prática, significa estender alguns dias a viagem de negócios do funcionário para que ele possa aproveitar a cidade ou destino de trabalho. Esse tipo de viagem, garantem os especialistas, oferece vários benefícios aos funcionários e tem se tornado um ativo muito valioso. Para a empresa é um excelente chamariz para atrair e reter seus colaboradores. Para quem busca novas oportunidades, é um belo diferencial na hora de escolher onde trabalhar.

As empresas também podem se beneficiar de viagens bleisure, já que oferecer tempo extra de lazer ao funcionário pode aumentar sua moral, estimular a lealdade e, em última análise, melhorar a produtividade. Para o diretor da consultoria internacional Drum Cussac, Brandom Thompson, é preciso estar atento às políticas de viagem para evitar surpresa.

Veja, abaixo, algumas dicas:

Atualize sua política de viagens
Incluir o bleisure em sua política é uma ótima maneira de conquistar funcionários, promover o bem-estar e melhorar a produtividade. Porém, é preciso informar aos viajantes sobre as proteções que eles têm para que saibam se precisam de cobertura extra para a parte de lazer de uma viagem, por exemplo.

Imponha limites
Isso ajudará a mitigar os riscos associados às viagens de negócios. Seja claro sobre o número de dias que os funcionários podem adicionar; diga quais destinos ele pode ou não viajar levando-se em conta riscos como violência, entre outras opções.

Use a tecnologia a seu favor
Garanta que eles tenham acesso a alertas de risco em tempo real, comunicações de emergência e software de rastreamento de pessoas.

Esclareça as letras miúdas
Mais da metade de todos os viajantes bleisure convidará seus entes queridos para se juntarem a eles na parte de lazer de uma viagem. Embora a extensão das proteções de viagem seja um bom benefício para os funcionários, isso não deve, necessariamente, incluir os acompanhantes. Portanto, deixe claro até que ponto os companheiros de viagem estão cobertos. Isso evita mal-entendidos e dá aos viajantes o tempo necessário para providenciar qualquer cobertura adicional que eles precisem.