Lisboa, descubra os encantos da capital portuguesa

Portugal está na moda quando o assunto é turismo. Em 2018, Lisboa conquistou o prêmio World Travel Awards nas categorias “Melhor Cidade Destino da Europa”, em junho, e terminou o ano sendo eleita “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino para City Break” em todo o mundo. E motivos para tamanho reconhecimento não faltam.

A capital é porta de entrada do país, onde chegam a maioria dos voos internacionais, inclusive do Brasil. Localizada mais ao sul e banhada tanto pelo Atlântico quanto pelo Tejo, o mais importante rio de Portugal, a cidade possui diversos atrativos. Um roteiro de quatro a cinco noites é o suficiente para conhecer boa parte deles.

Assim como toda Portugal, Lisboa é uma cidade que respira história, porém, cada vez mais ganha ares de modernidade. E os hotéis se espalham tanto pela parte nova quanto antiga, portanto escolha onde quer ficar de acordo com suas necessidades e gosto. O que não se discute é onde ir em Lisboa. Algumas atrações são praticamente obrigatórias como o “tripé” Mosteiro dos Jerónimos, Monumento aos Navegantes e Torre de Belém. Os três estão bem próximos uns dos outros e você consegue visitar todos em uma manhã.

Vista panorâmica da cidade de Lisboa com Castelo de São Jorge

De lá caminhe para a Fábrica de Belém, onde nasceu o Pastel de Belém. É o principal doce de Portugal e uma parada obrigatória. Depois disso pegue um bondinho até a Praça do Rossio. Aproveite o visual para comer em um dos restaurantes que estão na praça. Se esta é a parte baixa de Lisboa, a parte alta tem ainda mais atrativos, com um componente extra: a vista irresistível de Lisboa. É aqui que fica o bairro da Alfama. O principal ponto turístico de lá é, sem dúvidas, o Castelo de São Jorge. Estamos falando de uma das construções mais antigas e imponentes de Lisboa, que sobreviveu a guerras e guarda muita história. Do Castelo é possível ver toda a cidade, com o rio Tejo ao fundo.

A Catedral da Sé é outra parada obrigatória, assim como a Feira da Ladra – mercado de rua mais popular e antigo de Lisboa (funciona nas terças e sábados, entre 8h e 16h). A Alfama é ainda um bairro famoso por abrigar boas tascas (o botequim português), como a Tasca do Chico, e também as melhores casas de fado de Portugal, muitas escondidas em pequenas ruelas.

Gastronomia de dar água na boca

Pastel de Belém, impossível não provar (e se apaixonar!)

Bacalhau, sardinha, pataniscas, francesinha, cozido, pastel de Belém ou de nata te soam familiar? Sim, estamos falando da mundialmente famosa gastronomia portuguesa. Presente em todos os continentes, comer (e muito) em Portugal é uma doce e saborosa experiência. E o melhor, barato se você comparar a outros países europeus. Um ótimo lugar para experimentar um pouco de cada maravilha da gastronomia portuguesa é no mercado da Ribeira, um grande “mercadão” que ganhou fama e hoje já é a segunda atração turística mais visitada da cidade, perdendo apenas para o Castelo de São Jorge. Antiga zona portuária degradada, hoje o bairro desponta como novo reduto boêmio de Lisboa. No início da noite, o local é perfeito para jantar. E durante o cair da noite, o Mercado da Ribeira vira point daqueles que estavam nos bares do Bairro Alto e do Chiado – por lei os bares fecham às 2h da madrugada. Situado num prédio dos anos 1800, ele foi todo renovado por dentro e hoje é uma grande praça de alimentação com alguns dos melhores restaurantes de Portugal. O preço é um pouco acima do que é praticado na maioria dos restaurantes, mas você acaba pagando mais pelo ambiente e pela atmosfera do local.

Évora, para conhecer em um dia

Se você quer ir além de Lisboa, vale a pena conhecer Évora, localizada a aproximadamente 1h30 da capital. Tombada pela Unesco, Évora, às margens do Alentejo, pode se orgulhar de ter vivido várias vidas: romana, até o século V; pertenceu aos visigodos no século VIII; depois foi conquistada pelos mouros; e, finalmente, em 1165 pelos portugueses. Embora pequena, Évora tem importância histórica e por isso é um dos destinos mais visitados em Portugal.

Nesta cidade todos os caminhos levam ao centro histórico. O ideal é ter um dia inteiro na cidade e disposição porque carros são proibidos em determinados pontos. São dois os principais monumentos que não podem faltar na sua lista: Templo Romano de Évora, uma construção feita pelos mouros, e a Catedral da Sé, a maior catedral de Portugal e que foi construída assim que o país passou a dominar estas terras. Ao lado da Sé tem a histórica Capela dos Ossos, formada por ossos de pessoas que ajudaram na construção da Catedral e de outras importantes obras e monumentos de Évora e Portugal

Seguro viagem é obrigatório

Se você vai viajar para Portugal é preciso ficar atento. Além das passagens aéreas e hotel, neste caso é obrigatório ter um seguro viagem com cobertura equivalente a 30 mil euros, já que o país integra o Tratado de Schengen.

A Affinity dispõe de planos que atendem às exigências do tratado desde sua cobertura básica com o plano Affinity Europa (30 mil euros), passando pelo Affinity Europa 40 (40 mil euros) e o plano Affinity Euromundo (55 mil euros). Mas os planos não se limitam nas coberturas em euros, pois o tratado aceita qualquer cobertura equivalente ou superior a 50 mil dólares, neste caso o Affinity tem planos de: 60, 110, 330 e 500 mil dólares de cobertura, ou seja, muitas opções para as exigências de cada passageiro e também de custo.

Serviço

Como Chegar – A Tap (www.flytap.com) é a maior companhia aérea portuguesa e tem voos saindo de diversas cidades brasileiras, entre elas Rio, São Paulo, Brasília e Recife. É possível chegar também com outras companhias aéreas, como Iberia, Air France ou KLM, todas com conexões.
Moeda: Euro
Passaporte: Sim
Visto: Não, desde que você fique por no máximo três meses