Seguro viagem x plano de saúde: listamos as diferenças

Apesar da emissão do seguro viagem ter crescido no país nos últimos anos, muitos brasileiros ainda têm dúvidas quanto ao serviço. Entre os questionamentos mais comuns está exatamente a diferença entre o plano de saúde e o seguro viagem.

Pensando nisso, listamos abaixo as principais diferenças entre eles:

Qual a diferença entre seguro viagem e plano de saúde?
O seguro viagem destina-se a atender os viajantes segurados, durante todo o período de viagem, exclusivamente em casos de emergências e/ou urgências, decorrentes de acidentes e/ou enfermidades súbitas e agudas, arcando com as despesas relacionadas a estabilização do quadro clínico do segurado, que lhe permita continuar a viagem ou retornar ao local de sua residência. Já o plano de saúde destina-se a garantir assistência médica, hospitalar e ambulatorial para atendimentos eletivos (tratamentos programados/agendados).

No seguro viagem, quando posso considerar urgência e emergência?
Qualquer situação em que haja a necessidade de atendimento imediato sob risco de falecimento, é considerado emergência. Já nos casos resultantes de acidentes pessoais, doenças agudas e complicações agudas que necessitam de atendimento rápido, mas não são caracterizados como de emergência, podendo aguardar o atendimento, é considerado quadro clínico de urgência.

É possível acionar o seguro viagem para conseguir receita médica para comprar medicados que estejam acabando?
As receitas prescritas no Brasil (mesmo estando em inglês) não valem lá fora para comprar medicamentos e muitas pessoas tentam acionar o seguro viagem pedindo receitas porque o remédio de uso contínuo está acabando. A seguradora não pode ajudar nesse sentido. Não é possível marcar consulta em busca de receita, assim como acontece ao utilizar o plano de saúde.

Ao acionar o seguro viagem posso escolher um médico especializado em determinada área para atendimento?
Os sistemas de saúde dos países são diferentes do sistema brasileiro. No Brasil, as pessoas com plano de saúde já vão direto ao médico especialista, enquanto que no exterior a figura do clinico geral é primordial. E, se necessário for, o paciente é encaminhado ao profissional especializado. O primeiro passo da assistência médica no exterior é o clínico geral.

Quais são os órgãos reguladores do seguro viagem e do plano de saúde?
O seguro viagem é comercializado por seguradora, legalmente habilitada, regulada e supervisionada pela Superintendência de Seguros Privado (SUSEP), enquanto os planos de saúde são regulados e supervisionados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).