Affinity anuncia compromisso com a sustentabilidade e fim de copos plásticos nos escritórios

Ciente do seu papel em prol da sustentabilidade, a Affinity Seguro Viagem decidiu iniciar uma série de ações que contribuem para diminuir o impacto negativo ao meio ambiente. A primeira medida é o fim da utilização de copos descartáveis em seus escritórios de todo o Brasil. “Temos fazer a nossa parte e contribuir da forma que podemos. Ou seja, a primeira mudança deve começar por nós mesmos”, ressalta José Carlos Menezes, diretor geral da empresa.

Todos os funcionários da Affinity receberão as canecas, evitando assim a utilização de copos descartáveis

Todos os funcionários da Affinity estão recebendo uma caneca de porcelana para que possam usá-la no seu dia a dia, tanto para o cafezinho quanto para a água. Em 1 ano (usando a caneca 5 vezes ao dia), cada pessoa deixa de enviar para o lixo aproximadamente 1.800 copos descartáveis, com isso, são economizados mais de 3 mil litros de água (utilizada na produção dos copos), além de CO2 que deixou de ser emitido com o transporte dos descartáveis.

A postura adotada pela Affinity vai ao encontro do que prega o Conselho Global pelo Turismo Sustentável (GSTC, na sigla em inglês): redução de impactos socioeconômicos, culturais, ambientais e investimento em administração responsável. Na última semana, a preservação ambiental ganhou ainda mais destaque por conta do decreto Plástico Zero, que passou a vigorar em Fernando de Noronha. A partir de agora está proibida a circulação de produtos descartáveis como sacolas, canudos e garrafas na ilha mais famosa do país.

De acordo com a engenheira ambiental, Andressa Nascimento, no Brasil, um país com grande diversidade e rico em recursos naturais, a conscientização ambiental no meio empresarial vem sendo difundida lentamente. “A natureza cada vez mais vem dando sinais de alerta de que algo está errado. Catástrofes naturais estão se tornando mais frequentes e é diante deste cenário que se destaca a importância de empresas, como a Affinity, adotarem práticas sustentáveis, conciliando o crescimento econômico à preservação ambiental”.

O fim dos descartáveis é apenas o pontapé inicial proposto pela Affinity. As sacolas de plástico que são distribuídas com material da empresa em breve serão substituídas por sacolas de material biodegradável. Até 2020 outras ações serão colocadas em prática.