turismo na Serra Gaúcha: uma ótima opção de viagem no inverno

A pouco mais de um mês para a estação mais fria do ano começar, o Blog do Affinity desembarcou na Serra Gaúcha para te contar todos os atrativos que a região reserva aos turistas. Quando as temperaturas despencam, principalmente no Sul do Brasil, a alta temporada começa.

Localizada a menos de 120 quilômetros de Porto Alegre, Gramado enxergou no turismo sua principal fonte de renda e trabalhou para fazer da cidade o principal destino turístico do Rio Grande do Sul. O esforço não foi em vão: além de ser o maior atrativo do estado gaúcho, Gramado também é um dos melhores destinos turísticos do Brasil. Poucos são os lugares no país onde o turista é tratado com tanta cordialidade e com atenção. Afinal, na cidade, quase tudo respira turismo, desde o pórtico dando boas-vindas aos viajantes até os detalhes dos hotéis que, segundo o Tripadvisor, estão entre os melhores do Brasil – dos dez melhores hotéis do Brasil, a metade está na cidade.

Lago Negro, em Gramado

Refúgio ideal para casais e famílias, Gramado mantém um calendário cultural aquecido, fazendo com que os hotéis estejam sempre cheios. A cada mês um grande evento é realizado na cidade, portanto pesquisar quando ir é sempre uma boa ideia antes de reservar seus voos e hotéis.

O Lago Negro é um passeio ideal para aquelas manhãs de sábado ou domingo. Quer uma sugestão? Acorde cedo e tome café em frente ao lago. Depois caminhe em volta do lago ou ande de pedalinho. As fotos com as hortênsias azuis em primeiro plano são um dos cartões-postais da cidade! Se estiver com criança, não deixe de passar no Mini Mundo, um parque de diversões em miniatura. Os detalhes em cada construção fazem deste um dos lugares mais incríveis da cidade. Outra boa dica para as crianças é o Snowland, um parque de diversões indoor onde neva o ano todo! Isso mesmo, é neve artificial. E as crianças (acima de 3 anos) se divertem muito! No vasto cardápio de opções, o visitante pode descer a montanha esquiando de snowboard ou de boia. E o melhor, o ingresso dá direito a roupas de frio.

Gramado também é conhecida pelos deliciosos chocolates e existem diversas fábricas abertas para visitação. Caminhando pela avenida Borges de Medeiros, a principal, há algumas lojas/fábricas que você pode visitar. Essa avenida, aliás, é onde tudo acontece e tenha ela como referência ao se deslocar pela cidade. Alguns dos melhores restaurantes também estão por ali, portanto, se você quer uma dica onde se hospedar, fique perto desta avenida.

Catedral de Pedra, em Canela

Saindo de Gramado fomos conhecer a cidade vizinha, Canela. O principal símbolo turístico local é a gigantesca e imponente Catedral de Pedra, localizada no centro da cidade. A beleza encanta não só os religiosos mas todos os turistas. Este é, praticamente, o único passeio “indoor” em Canela. O resto é ao ar livre, em contato com a natureza. O verde da mata dá o tom de Canela e sair para explorar a cidade e seus encantos é uma ótima pedida. Canela conta com muitas atrações naturais para toda a família. Entre elas, vale destacar a paisagem do Parque da Ferradura e o Parque do Caracol, com a cascata que leva o mesmo nome. Para conhecer a cascata do Caracol há duas possibilidades: a primeira é caminhar até um mirante – não é permitido acesso a banho. A segunda é de bondinho pelo Parque da Serra. Atração aberta há poucos anos, os bondinhos te levam à parte alta da montanha e de lá é possível fazer lindas fotos tendo a cascata como pano de fundo!

Canela também tem ótimas opções para as crianças, como o Parque Terra Mágica Florybal. Construído numa área de mata verde, este parque foi erguido pelo dono da fábrica de chocolate Florybal para realizar um sonho de família. Toda esta história está contada pelo parque, que tem tirolesa, escorregadores e diversas estátuas de gigantes e dinossauros. No caminho de volta, se as crianças ainda estiverem disposição, vale dar uma parada no Mundo a Vapor, um museu que conta a história e curiosidade dos trens. Aberto diariamente das 9h às 17h, não deixe de visitar esta atração.

Avança projeto de novo aeroporto

Sendo um dos grandes polos turísticos do país, a Serra Gaúcha pode ganhar um aeroporto nos próximos anos que vai atender à 53 cidades da região. Localizado no distrito de Vila Olivia, próximo à Caxias do Sul, a previsão é que a construção custe em torno de R$ 200 milhões. Projetado pela secretaria nacional de Aviação Civil (SAC), o aeroporto possuirá um terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados, com 500 vagas. O pátio terá 26 mil metros quadrados, permitindo aeronaves em oito posições. A pista terá 1.930 metros de extensão por 45 metros de largura.

Seguro Viagem

A Affinity possui planos para viagens nacionais que se enquadram nas suas necessidades. Entre as opções estão o Affinity Nacional, o Affinity Nacional 18 e o Affinity Nacional 30.