Listamos as maiores festas juninas do país

É tempo de festa junina! Quadrilhas, comidas típicas, forró e muito quentão estão animando e esquentando as noites em diversas cidades brasileiras. Além de ressaltar a cultura local, os eventos que se espalham pelos estados movimentam o turismo doméstico e incrementam a economia.

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, defende o título de “Maior São João do Mundo”. Em 2019, a festa completa 36 anos e faz uma homenagem à cantora Elba Ramalho, que se apresenta por lá no dia 23 deste mês com direito à gravação de DVD e convidados especiais como Zélia Duncan, Tony Garrido e Rogério Flausino. O outro homenageado deste ano é o cantor e compositor Jackson do Pandeiro. Nos 31 dias de duração – de 7 de junho a 7 de julho – são estimados 3 milhões de visitantes, com injeção de quase R$ 300 milhões na economia local e geração de 3 mil empregos diretos e indiretos na região.

O São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, também impressiona pelos números. A festa teve início no dia 1º de junho, na Estação Ferroviária e no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. A primeira noite reuniu mais de 50 mil pessoas e contou com shows da Orquestra de Pífanos de Caruaru e o maestro Mozart Vieira, Elba Ramalho e Mano Walter. Ao todo, até o final do evento, em 30 de junho, estima-se um público de 2,5 milhões de pessoas e faturamento regional na casa dos R$ 240 milhões.

Mossoró, no Rio Grande do Norte, é outro destino famoso pela comemoração de São João. Os festejos juninos no destino recebem uma média de 100 mil visitantes por noite. Neste ano, o evento começou no dia 8 de junho. Já em São Luís, capital do Maranhão, a programação envolve mais de 400 artistas e grupos culturais de todos os ritmos e manifestações. Entre os dias 19 a 30 de junho acontecem os arraiais do Ipem e da Praça Maria Aragão, além de dezenas de arraiais em outros bairros da capital maranhense. 

E se tem uma coisa boa durante o período junino – não importa a cidade ou estado – é a culinária típica, sendo o milho um dos principais ingredientes utilizados! Pamonha, curau, cuscuz, canjica, bolo de milho, pipoca, arroz doce, caldo verde, cocada, pé de moleque, paçoca, pinhão cozido, amendoim doce, maçã-do-amor, bolo de fubá… São tantas delícias que fica difícil escolher uma só!

 E aí, ficou animado? Conta para gente se você também ama esta época do ano!