prepare-se para a temporada de neve na Argentina e Chile

O inverno começa oficialmente nesta sexta, dia 21 de junho! Ou seja, é hora de tirar os casacos do armário, separar a segunda pele, pegar as luvas e se preparar para mais uma temporada de esqui na América do Sul! Como não temos neve no Brasil para a prática do esporte, nos resta viajar. Argentina e Chile seguem sendo os dois principais destinos da região.

Bariloche, na Argentina, e Valle Nevado, no Chile, são os mais conhecidos, mas estão longe de serem os únicos. Os nossos vizinhos “cresceram”, aumentaram suas infraestruturas e se preparam para receber milhares de visitantes, entre eles muitos brasileiros que foram “picados” pelo bichinho da neve.

Ao todo são 9 grandes estações de esqui, sendo 4 na Argentina e 5 no Chile. Se você está de olho em se aventurar na neve, é hora de escolher quando ir e onde esquiar. E independentemente de onde você vá, não se esqueça: a Affinity Seguro Viagem tem a assistência perfeita para tornar sua viagem ainda melhor! Não deixe de viajar segurado e garantir mais tranquilidade às suas férias!

ARGENTINA

Bariloche

Apelidada de “Brasiloche”, Bariloche é a mais brasileira das estações de esqui. E não encare isso de forma pejorativa. É a mais bem preparada e estruturada estação da Argentina, ideal tanto para quem tem experiência quanto para iniciantes.

Bariloche tem mais predicados: é o maior complexo de esqui da América do Sul com incríveis 120 km de pistas. O tamanho é muito maior do que algumas das principais estações europeias. E por ser tão grande e completa, tem se tornado reduto das famílias. Para as crianças há atividades como “esquibunda” ou “tubing” (descida com boia); para os mais radicais há diversos níveis de pistas, algumas bem radicais!

A estação de Bariloche chama-se Cerro Catedral e fica há 20 min do centro da cidade. Vale a pena ficar no centro, principalmente se você for fazer alguma outra atividade além de esquiar, como visitar as fábricas de chocolate; visitar as cervejarias artesanais; fazer o circuito do Chico, com visita a parte alta do Cerro Otto e Cerro Campanário; além do tour cênico pelo lago Nahuel Huapi.

No início de julho todas as pistas já devem estar abertas!

Las Leñas

Diferente de Bariloche, Las Leñas é bem menor e todas as suas atrações ficam concentradas na montanha ou aos pés dela. Portanto, não será necessário fazer grandes deslocamentos – alugar carro aqui se torna superficial.

Esta estação também é bastante indicada para quem viaja em família. As crianças podem se divertir brincando de “tubing”, aluguel de trenó e até mesmo tirolesa. Já os mais aventureiros podem caminhar pela montanha com as raquetes (canopy). A base da montanha está a quase 2.500 metros de altitude e por conta disso costuma nevar cedo, já no início de junho é possível ver toda montanha bem branquinha.

A temporada começa em 22 de junho.

Chapelco

Se Bariloche e Las Leñas têm perfil mais família, Chapelco é mais romântica. E o cenário, tendo o lago Lácar como imagem de fundo, contribui para o título. O clima “in love” é tanto que Chapelco ganhou por duas vezes o título de estação mais charmosa da Argentina.

Além dos esquis e snowboards, é possível aproveitar a montanha fazendo snowmobile (moto de neve) ou trenós puxado por cães. Para os esquiadores, há cerca de dez paradores de montanhas para comer e se aquecer, ideal para dar uma parada entre uma esquiada e outra.

Uma dica de Chapelco é ficar em San Martin de Los Andes, uma cidade bem pequena e charmosa a 20 quilômetros da estação. Vale muito a pena ficar na cidade se você não quer esquiar todos os dias. Inclusive é possível pegar um transfer aqui para passeios ao lago Lácar.

A temporada começa em 22 de junho.

Cerro Castor

Cerro Castor fica vizinha a Ushuaia, portanto estamos falando da estação de esqui mais austral do mundo. Isso garante neve em ótimas condições até mais tarde. Enquanto as outras estações costumam fechar em setembro, esta daqui mantém neve “esquiável” até começo de outubro.

E por ser uma estação mais isolada, conta com uma infraestrutura completa: são mais de 30 pistas – para todos os níveis. Há diversos restaurantes e wifi cobrindo toda estação. Para a criançada ainda tem um snowpark completo.

Nesta região não há grandes montanhas, então nada de sofrer com altitudes. Pelo contrário, aproveite a neve fofa para brincar e muito nesta estação!

A abertura da temporada está prevista para 28 de junho!

CHILE

Valle Nevado

Valle Nevado é uma versão chilena de Bariloche quando o assunto é estrutura para esqui e snowboard. Agora se o assunto é diversão (bares, festas animadas, shows), Valle Nevado está mais para Las Vegas. É, definitivamente, uma boa estação para viajar com grupo de amigos. E tem “rivalizado” anualmente com Bariloche na preferência dos brasileiros.

As pistas são bem sinalizadas e contam com excelente infraestrutura. Para os mais experientes, as pistas preta e vermelha são bem desafiadoras, mas nada que se compare ao “heliski”, onde você é levado de helicóptero a uma área de neve intocada e de lá desce “ribanceira” a abaixo.

Uma outra característica de Valle Nevado é que é a estação de esqui mais alta, com três mil metros de altitude. Portanto, recomenda-se começar a esquiar depois de descansar de 12h a 24h – tempo para se aclimatar à altitude. Uma dica é tentar reservar os dias de esqui para durante semana, já que nos finais de semana, devido à proximidade com Santiago, a estação costuma ficar muito cheia.

A temporada começa dia 21 de junho.

Chillán

Se Valle Nevado é a estação mais alta da América do Sul, Chillán tem uma das menores altitudes – veja isso como algo positivo. E embora não esteja tão alta, sua posição mais ao sul do Chile, portanto próxima da Patagônia, faz com que a temporada de neve comece mais cedo.

Além de encarar a montanha com esquis e snowboard, você pode fazer o clássico passeio com trenós puxados por cães ou caminhar com raquete nos pés pelos bosques. Esta é, sem dúvida, uma estação que contempla belas montanhas e uma linda paisagem cercada por árvores e lagos. Portanto é uma boa pedida caminhar pelas árvores e ver uma paisagem diferente da que estamos acostumados no Brasil.

E fora do circuito esqui / snowboard, você pode passar o tempo no Parque de Águas Termal – ideal se seu hotel não tiver piscina.

A temporada deve começar dia 26 de junho.

Portillo

Portillo é ideal para quem sabe e gosta de esquiar. E também para quem tem equipamento próprio. Localizada entre Mendoza (Argentina) e Santiago (Chile), Portillo é um complexo de neve composto por um grande hotel (ski in/ski out), localizado no alto da montanha.

Por conta da qualidade das pistas, é comum ver atletas olímpicos do hemisfério norte treinando no meio do ano – quando as temperaturas estão elevadas no lado de lá do hemisfério.

Como todas as atividades estão concentradas em torno do hotel, não há muito o que fazer se não esquiar e contemplar a vista. Uma opção é experimentar o churrasco chileno no restaurante do Tio Boby’s, localizado na parte alta da montanha. O local está aberto a não esquiadores e é uma ótima pedida apreciar a vista.

A temporada começa no dia 22 de junho.

Pucón

Tudo em Pucón gira em torno do vulcão Villarica, que fica a 20 min de carro do centro da cidade. É lá onde está a estação de esqui e por lá que você irá se divertir caso escolha esta estação!

Pucón não tem a estrutura de Valle Nevado, Portillo e Chillan, mas não encare isso como sendo ruim! Se você gosta de esquiar e fazer snowboard, prepare-se para encontrar descidas incríveis sem muitos praticantes do seu lado! Da encosta do vulcão é possível ter uma vista privilegiada dos parques da região de Araucanía. Mas, claro, quem domina a paisagem é o vulcão. E não se espante se ver fumaça saindo do topo, ele é um dos mais ativos da América do Sul!

A temporada começa em junho, sem data prevista – depende das condições climáticas!

Corralco

Corralco é a mais nova estação de esqui do Chile, abriu suas portas em 2013 e por isso ainda recebe um número muito pequeno de brasileiros – não espere ouvir português por lá! Localizado dentro de uma reserva ambiental, tem 29 km de pistas – não é muito grande comparado com outras estações e também não há grandes montanhas.

Esta é uma boa opção para quem busca um destino novo e, principalmente, praticidade: os principais hotéis são ski in / ski out – você já sai do hotel esquiando.

A temporada começa no dia 22 de junho.