Paraty: listamos 8 dicas do que fazer na cidade da Costa Verde Fluminense

Quer conhecer um destino brasileiro que vem encantando turistas nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas? Então embarque rumo a Paraty. Localizada a 250 km do Rio e a 270 km de São Paulo, a cidade da Costa Verde Fluminense acaba de ser reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, mais um título para quem já está acostumada a viver sob holofotes. Pelas ruas de pedras irregular circulam a pé – carro é proibido em quase todo trecho do Centro Histórico – milhares de visitantes a cada ano.

Para te ajudar a montar seu roteiro por lá, montamos a listinha pra lá de especial. Confira nossas dicas e aproveite sua viagem.

Relaxe em Cajaíba
Muitos “gringos” chegam em busca de uma beleza sem igual. Afinal, poucos lugares no mundo proporcionam mergulhos em águas claras como as da Baía de Angra ou um banho gelado numa relaxante cachoeira. Em praias como Pouso da Cajaíba você pode fazer os dois, ao mesmo tempo. E Cajaíba está longe de ser o único pouso perfeito para seus dias de relaxamento. Paraty, aliás, é especialista em repor as energias e você fará isso mergulhando em praias de águas calmas, conhecendo uma das 365 ilhas da Baía de Angra, caminhando pelo Centro Histórico ou escolhendo uma das mais de dez cachoeiras do distrito de Cunha.

Conheça Trindade
Ao todo são mais de 60 ilhas e 90 praias em Paraty, algumas acessíveis apenas de barco. Mas há também aquelas que são famosas por si só, como o caso de Trindade, um pequeno distrito localizado cerca de 15 km do Centro Histórico. Trindade é basicamente uma pequena e estreita rua com diversas saídas, todas dando em uma praia diferente. Muitos turistas se hospedam aqui e acabam nem indo a Paraty. Não cometa esse erro, mas também não deixe de aproveitar toda a beleza desta região, com destaque para a Praia do Meio, que em 2009 se tornou parte integrante do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Curta as praias de São Gonçalo e São Gonçalinho
No caminho oposto a Trindade – em direção ao Rio de Janeiro – estão algumas das mais famosas praias de Paraty, como São Gonçalo e São Gonçalinho. Preferidas dos moradores, as praias têm estrutura de barraca e quiosques. No canto esquerdo há diversas lanchas que levam turistas para a ilha da frente. Faça esse passeio, vale a pena passar o dia – ou algumas horas do dia – na ilha e se apaixonar ainda mais por esta região.

PODE TE INTERESSAR: FUGINDO DO FRIO: JERICOACOARA, UM DESTINO PARA SE APAIXONAR

Faça a Travessia da Juatinga
Outra característica relevante de Paraty é a aptidão por esportes de aventura. Pode-se caminhar por dias a fio. O roteiro mais tradicional entre os amantes da caminhada é a Travessia da Juatinga, que costeia toda a Península da Juatinga, em trilhas de servidão que datam do tempo dos escravos e passam por diversas comunidades caiçaras, responsáveis pela hospedagem e alimentação dos turistas. Dentre outras modalidades pode-se praticar a canoagem oceânica, a vela, o surf e o mergulho autônomo.

Caminhe pelo Centro Histórico
As belezas de Paraty vão muito além do Centro Histórico, mas negar a importância desta região é deixar de lado toda a história colonial do Brasil. E de fato basta caminhar pelas ruas acidentadas para ver que isso não é possível! As ruas largas e repletas de paralelepípedos revelam diversos sentimentos.

Passeie de charrete
Para ajudar manter viva a história, a Prefeitura de Paraty proibiu o uso de carros no Centro Histórico. Veículo movido a roda só bicicleta e, claro, as inúmeras charretes que remetem ao passado. O passeio de 1h30 custa R$ 25 e o charreteiro faz também o papel de guia, explicando detalhes das construções e curiosidades, como a casa que pertence ao empresário Roberto Marinho e serviu de locação para diversos filmes e novelas. As charretes ficam paradas em frente à Igreja Santa Rita, principal cartão-postal da cidade.

Aprecie a deliciosa gastronomia
A gastronomia de Paraty é um caso à parte. Embora não tenha um prato típico, a boa localização faz com que alguns dos melhores chefs do eixo Rio – São Paulo tenham escolhido a cidade para exibirem seu acervo gastronômico. Restaurantes como Banana da Terra ou Margarida Café costumam atrair muitos visitantes pela qualidade da comida e pela variedade do cardápio.

Prove as famosas cachaças locais
Pela cidade bebe-se bem também. Paraty é hoje o terceiro maior produtor de cachaça artesanal e um celeiro na prática da boa e velha “cana”. No Empório da Cachaça você encontra mais de 100 rótulos da tradicional e brasileiríssima bebida, desde cachaças branca pura até aquelas com frutas.

LEIA TAMBÉM: PARQUES TEMÁTICOS NO BRASIL: LISTAMOS SEIS OPÇÕES IMPERDÍVEIS