fugindo do frio: Jericoacoara, um destino para se apaixonar

Quer viajar e fugir do frio desse inverno? Então a gente te ajuda! Que tal embarcar para Jericoacoara, no Ceará? O destino ganhou fama em 1987. Até então procurada apenas por cearenses e por poucos turistas, Jeri (que na época nem tinha esse apelido) ficou famosa após se tornar matéria do Washington Post sobre praias exóticas e desconhecidas. E como quem conta um conto aumenta um ponto, a história ganhou proporções no Brasil e chegou às grandes mídias como “jornal norte-americano elege praia do Ceará como uma das mais bonitas do mundo”. Não houve ranking algum, mas toda essa história deixou Jeri como um dos destinos mais procurados no Brasil.

LEIA TAMBÉM: FERNANDO DE NORONHA: DESBRAVE ESSE PARAÍSO BRASILEIRO

A fama elevou o número de turistas e o desenvolvimento chegou a Jericoacoara, cidade que fica a 300 km de Fortaleza numa viagem que, feita de carro, demora em média 5h. A vila, que não tinha orelhão há poucos anos, já tem até aeroporto com wifi (e voos diretos de São Paulo). Acha que é só? Jeri já tem pousadas de luxo e hotéis boutiques. E o pagamento com cartões já é uma realidade há uns 10 anos. Mas apesar do desenvolvimento, ainda guarda aquele ar que fez fama na década de 80 e 90 e mantém intacta as belezas naturais que deram fama ao lugar.

O que esperar….

A fama chegou, é verdade, mas a essência continua a mesma: praias paradisíacas, ruas pequenas e aconchegantes e uma brisa que insiste em soprar todos os dias. Muita coisa pode ter mudado nessas três décadas de descoberta, mas o principal cartão-postal segue sendo majestoso: as dunas do pôr do sol. Sentar na areia e admirar o astro rei se despedindo depois de brilhar por horas em Jeri é um exercício diário. E daqueles que nos deixam viciados e com gosto de quero mais!

Mas Jeri também é praia. Afinal, o Ceará respira mar e no paraíso não seria diferente. Nesse quesito as duas principais são: Praia de Jeri, que tem melhor infraestrutura e ideal para os amantes de kitesurf e windsurf (já viu que venta muito, né). Já do outro lado fica a Praia da Malhada, também de beleza singular e que dá acesso à Pedra Furada, outro cartão-postal de Jeri. Quem busca relaxar nas areias brancas pode dar um pulinho por ali ou continuar andando com destino à Pedra Furada, já que no caminho há inúmeras praias bonitas e desertas. Seguindo na rota das praias, a próxima é a da Vila, que tem faixa de areia que encurta e alarga de acordo com o vai e vem da maré.

Mas nem só de praia “vive” Jericoacoara. As lagoas não podem ficar de fora do roteiro. As famosas fotos de turistas deitados nas redes são feitas aqui, portanto, prepare a máquina e capriche na pose. O resto a natureza faz por você!

PODE TE INTERESSAR: TURISMO SUSTENTÁVEL: LISTAMOS SETE PASSEIOS IMPERDÍVEIS EM BONITO

Medidas em prol da sustentabilidade

Os mochileiros que ajudaram na fama do local ainda estão lá. Mas já não estão mais só. Hoje a cidade recebe desde aventureiros a esportistas e casais em lua de mel, até grupo de famílias e amigos. Jeri se abriu e está eclética. E depois de “sofrer” com turismo de massa, a cidade passou a cobrar uma taxa para seus visitantes. Outras medidas como proibição de carros e motos na beira-mar também foram adotadas para que a cidade sentisse menos o fluxo de turistas. Pequenas medidas que fazem este grande destino manter a merecida fama!

Serviço:

Quando ir: De julho a dezembro é época da seca e praticamente não chove. Portanto, melhor período.

Onde ficar: O jeito mais fácil é ir de avião. Já há voos diretos e diários para o destino. Caso opte por ir de carro de Fortaleza, são aproximadamente 5h de viagem.

Onde ficar
: Já há opções de hospedagem para todos os bolsos, desde campings até resorts e hotéis boutiques. A variedade é grande, mas na alta temporada (julho) os hotéis costumam ter 100% de ocupação.

LEIA MAIS: SAIBA COMO ARRUMAR A MALA PERFEITA AO VIAJAR PARA A PRAIA