Dez filmes para ver as lindas paisagens da Itália nessa quarentena

Se existe um lugar repleto de belas paisagens, ele se chama Itália. Suas regiões serviram, ao longo dos anos, de cenários para importantes produções cinematográficas. Impossível assistir a cada um desses filmes sem ter vontade de conhecer o país ao menos uma vez na vida. Nesse momento de quarentena e isolamento, decidimos te lembrar toda a beleza de suas cidades.

Enquanto não podemos sair de casa ou pegar um avião para desbravar pessoalmente cada um desses destinos, o que nos resta é nos acomodar no sofá da sala, preparar a pipoca e o refri e viajar sem sair do lugar, apenas embarcando na histórias contadas através dos filmes!

Preparados? Lá vamos nós!

LEIA TAMBÉM: LISTAMOS FILMES PARA VOCÊ MATAR A SAUDADE DA FRANÇA

Para Roma com Amor

Quem tem curiosidade de saber um pouco mais sobre Roma vai poder conhecer um pouquinho da cidade com esta produção dirigida por Woody Allen. É na capital da Itália que se passam quatro histórias paralelas envolvendo romances e aventuras de visitantes e moradores. Trata-se de uma série de histórias inspiradas no Decamerão de Bocaccio (1313 – 1375). O elenco conta com nomes conhecidos do público como Penélope Cruz, Alec Baldwin, Jesse Eisenberg e Ellen Page, além do próprio Woody Allen, que também aparece em cena.

Uma saída de Mestre

Quem curte ação e gosta de ver cenas de perseguição, por exemplo, vai adorar esse filme.O título original em inglês é “The Italian Job” e em Portugal foi traduzido como “Um Golpe na Itália”. No Brasil, ganhou o nome de “Uma Saída de Mestre”.Além de Los Angeles, a maior parte do filme foi gravada em locações em Veneza.  O time de protagonistas também atrai, com Mark Wahlberg, Charlize Theron e Edward Norton.  

Todos os caminhos levam a Roma

Quer ver um filme com sua mãe? Essa pode ser uma opção bem legal, que fala sobre essa relação e também inclui situações engraçadas, romance e aventura no roteiro. Quem estrela a produção é Sarah Jessica Parker. Entre os cenários, destaque para a Toscana e o caminho pelas estradas que levam até Roma.

Cinema Paradiso

Para os amantes de clássicos o “Cinema Paradiso” é imperdível. Dirigido por Giuseppe Tornatore conta a história do menino Totó (Salvatore Cascio), que é fascinado pela magia dos filmes e vive circulando pelos bastidores do cinema de uma cidade italiana. Quando foi lançado, em 1988, acabou conquistando a crítica especializada, sendo vencedor do Oscar e do Globo de Ouro.

Quando em Roma

Que tal assistir uma comédia romântica com o seu amor? Estrelado por Kristen Bell e Josh Duhamel essa é uma ótima opção. Leve e engraçado, o filme conta a história de Beth, que viaja pra Roma para o casamento de sua irmã mais nova. Lá, ela pega algumas moedas da Fontana d’Amore, uma fonte dos desejos na qual os apaixonados jogam moedas a espera que um amor surja. As moedas pegas por Beth atraem magicamente uma variedade de pretendentes. A diversão é garantida.

Me Chame pelo seu Nome

A cidade de Bérgamo, na Lombardia, Itália, foi escolhida para as filmagens desse romance dirigido por Luca Guadagnino. Bérgamo e sua província são destinos ideais para aqueles que amam arte, cultura e esportes, graças às suas ofertas turísticas bem equipadas. O turismo na área, de fato, aproveita as obras-primas, feitas de forma natural ou artificial, em um ambiente agradável. O território possui paisagens que combinam natureza e presença humana de forma harmoniosa. Seus vales são locais de inúmeras pistas de esqui de diferentes graus de dificuldade, servidos por uma extensa rede de teleféricos. E não são apenas belos no inverno: revelam seu lado mais doce durante o verão, perfeitos para excursões em meio à vegetação exuberante. Enquanto isso, no outono, as florestas cobrindo as encostas são uma explosão de marrons e vermelhos, uma paisagem de conto de fadas que parece mudar diariamente. 

O Turista

Estrelado por Angelina Jolie e Johnny Dep, o filme se passa em Veneza, na Itália, e consegue mostrar bastante do destino. Pode servir de inspiração para quem tem curiosidade sobre a cidade e pretende conhecê-la um dia, quando toda essa pandemia acabar. Outra cidade muito romântica também aparece no roteiro: a capital francesa, Paris. O filme recebeu indicações para o Globo de Ouro nas categorias melhor ator, melhor atriz e melhor filme.

Comer, rezar, amar

Esse é basicamente um clássico e se você ainda não teve a oportunidade de vê-lo, então faça isso durante essa quarentena. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, sendo estrelado nas telas por ninguém menos do que a atriz Julia Roberts. O roteiro conta a história da jornalista e escritora Elizabeth Gilbert e de suas experiências na Itália, Índia e Indonésia. O objetivo principal era um: autoconhecimento. As cenas nos três países conseguem nos mostrar um pouquinho de cada um, bem como a cultura local. Imperdível.

Sob o sol da Toscana

Essa é uma excelente dia para ver com seu amor. As paisagens retratadas são de tirar o fôlego e o mais legal é que o enredo (baseado no livro de mesmo nome) retrata uma experiência de vida da autora, a escritora norte-americana Frances Mayes. Ao conhecer a Toscana ela se apaixonou (algo muito comum se tratando dessa linda região da Itália) e se deixou levar pelo impulso, comprando uma vila nos arredores de Cortona, distante 120 quilômetros (uma hora e meia) de Florença. A reforma do novo lar – onde ela até hoje passa os verões – serviu então de inspiração para a produção de Hollywood estrelada por Diane Lane.

Cartas para Julieta


Vamos terminar a nossa lista com mais um filme que vai te deixar apaixonada tanto pelo enredo quanto pelas paisagens da Itália. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, uma aspirante a escritora descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde a estas histórias de amor Ao longo do roteiro, um passeio de carro por vários cenários lindos e mostram um pouquinho da cultura local. Em meio a tantas notícias tristes e pesadas do mundo real, esta é uma boa opção para distrair a mente e relaxar no conforto da sua casa.

PODE TE INTERESSAR: CONHEÇA AS NOVAS RECOMENDAÇÕES DA ANVISA PARA AEROPORTOS E COMPANHIAS AÉREAS