Rio: Pão de Açúcar e Iphan vão criar um Circuito Histórico

Para promover uma experiência ainda mais completa para os cariocas e turistas, o Bondinho Pão de Açúcar e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram um acordo de cooperação técnica para a criação do ‘Circuito Histórico do Bondinho Pão de Açúcar’.

A iniciativa, que tem como objetivo abordar o caráter histórico-cultural da cidade, contará com um trajeto a ser percorrido pelos visitantes ao longo dos mirantes do Bondinho Pão de Açúcar, que serão rebatizados e estarão repletos de conteúdos com contextualizações históricas sobre o bem cultural e o ambiente em que se insere, além de destacar a trajetória de inovação tecnológica do primeiro teleférico das Américas.

ESTADOS UNIDOS LIBERAM A ENTRADA DE ESTUDANTES E JORNALISTAS: ENTENDA

Desde sua fundação, em 1912, mais de 46 milhões de pessoas já visitaram o parque. Idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, o Bondinho Pão de Açúcar foi o terceiro teleférico a funcionar no mundo. Na época, só existiam dois similares; na Espanha e na Suíça. O teleférico carioca superou os dois em tamanho e é hoje o mais antigo teleférico em operação no mundo, com o ponto mais alto a 396 metros acima do nível do mar.

Tombado pelo Iphan em 08 de agosto de 1973 por sua importância na composição da paisagem cultural do Rio de Janeiro, o Complexo do Pão de Açúcar também é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2012. O monumento integra o sítio ‘Rio: Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar’, primeira área no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana.

AFFINITY SEGURO VIAGEM LANÇA NOVOS PLANOS PARA COVID-19

A partir da celebração do contrato, serão desenvolvidos estudos para selecionar mirantes e conteúdos a serem incorporados ao circuito. A previsão de término das instalações é para o segundo semestre de 2021. O Circuito Histórico do Bondinho Pão de Açúcar estará disponível para todos os visitantes que adquirirem o bilhete do parque.

O Bondinho Pão de Açúcar adota um rígido protocolo de segurança sanitária de combate à Covid-19 em seu funcionamento. Dentre as principais medidas, a máscara é item obrigatório, podendo ser retirada apenas no momento das refeições e desde que o distanciamento social seja mantido. Dispensers de álcool em gel são disponibilizados ao longo de todo o parque e a medição de temperatura é feita a todos na entrada. Além da demarcação do espaço de distanciamento físico nas filas, os bondes operam com capacidade reduzida e são sanitizados a cada viagem.

AFFINITY LANÇA FESTIVAL DE DESCONTOS COM PLANOS ATÉ 40% OFF