Conheça o trabalho da instituição Obra do Berço e saiba como ajudar

Quem passa pela Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e olha para um singelo prédio branco, com linhas azuis em sua fachada, não tem ideia da importância do edifício para a arquitetura brasileira e, por que não, mundial.

Construída em 1936, a Obra do Berço, um cubo de quatro pavimentos e com uma fachada de brise-soleil, foi o primeiro edifício projetado de autoria do recém-formado Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura modernista e um dos principais nomes da arquitetura internacional.

Poderia ser uma atração turística, mas infelizmente é pouco conhecida do público brasileiro, apesar de ser visitada por estudantes de arquitetura de todo o mundo. Obra do Berço, na verdade, não é apenas o nome do edifício, mas também o nome da instituição que o utiliza como sede. 

Nascida do ideal de um grupo de amigas da alta sociedade carioca, a Obra do Berço começou a funcionar em 1928, como uma estrutura de suporte para mães e seus bebês, em situação de vulnerabilidade social, recém-saídos da maternidade. Com a cessão de um terreno na Lagoa, pela então primeira-dama, Darcy Vargas, mulher de Getúlio Vargas, a instituição, que funcionava dentro de uma escola, teve a chance de ganhar uma sede própria.

“Oscar Niemeyer era primo de uma das nossas fundadoras, Lysia Cezar de Andrade, e ficou muito sensibilizado com o pedido dela [para projetar o prédio]”, conta a presidente da Obra do Berço, Maria Luiza Marinho. “O prédio é um marco na arquitetura brasileira. Ele usou os brise-soleils [espécie de estrutura móvel de fachada, que abre e fecha, como se fossem persianas verticais] para garantir uma boa ventilação para as crianças e uma vista do espelho d’água da Lagoa”.

Neste ano, a obra pioneira de Niemeyer completa 86 anos. E a Obra do Berço continua atuando no acolhimento de crianças, em sua primeira infância, e no auxílio às suas famílias. São 80 crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pela creche da instituição e mais 20 acolhidas por terem perdido seus vínculos familiares.

Sendo uma instituição sem fins lucrativos, a Obra do Berço depende de doações para manter sua sede, garantir alimentação e materiais para as crianças e remunerar uma equipe de mais de 40 pessoas, entre psicólogos, assistentes sociais, professores, cozinheiros, cuidadores de crianças e pessoal de limpeza.
É possível ser amigo da instituição, fazendo doações mensais ou mesmo doações únicas, através do site da Obra do Berço (https://www.aobradobercorj.org.br/doar.html).