Madonna vem aí: Shows movimentam o turismo e a economia do país

Madonna, ícone da música pop, está prestes a aterrissar no Brasil para um show épico na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 4 de maio. Mas não é apenas a rainha do pop que está movimentando o turismo brasileiro este ano. Grandes eventos como o Lollapalooza e o lendário Rock in Rio também agitam o cenário turístico do país.

Uma pesquisa realizada pela Booking.com entre janeiro e fevereiro de 2024, com 32 mil turistas do mundo (inclusive do Brasil), apontou que 24% de viajantes brasileiros consideram que festivais e shows de música são um fator importante na hora de escolher um destino de férias e 14% dos viajantes brasileiros disseram que provavelmente irão viajar em 2024 para assistir a um festival ou show de música.

Madonna no Brasil

A empolgação em torno do show de Madonna já é palpável. Antes mesmo do anúncio oficial, a procura por hospedagens no Rio de Janeiro disparou, com um aumento de 30%, e espera-se que atinja 100% na data do evento. O Rio já é o destino doméstico mais procurado pelos brasileiros no período do show e o quinto mais buscado globalmente nas Américas, atrás apenas de metrópoles renomadas como Nova York, Las Vegas, Orlando e Cancún.

O show da “Rainha do Pop”, que promete ser o maior da carreira da artista americana, será gratuito. A expectativa é de que mais de um milhão de pessoas compareçam ao evento, que marca os 40 anos de carreira da cantora. O palco será montado em frente ao Hotel Copacabana Palace, mesmo local onde é montado o palco principal do réveillon. 

A chegada de turistas internacionais no Rio de Janeiro (RJ) deve crescer 27,3% por conta do show. No momento, há o registro de quase 7,5 mil bilhetes aéreos emitidos de outros países do mundo com chegada no Brasil pelo Rio, segundo a ForwardKeys. Os principais países emissores são a Argentina (+20,4%), Chile (+14,1%), Estados Unidos (+12,7%), França (+11%) e Reino Unido (+6,4%). O crescimento registrado no Rio de Janeiro é quase quatro vezes maior que a média de todos os aeroportos brasileiros que recebem voos internacionais para o período, que é de 7,1%.O impacto desses grandes eventos na movimentação turística é inegável.

LEIA TAMBÉM: SEGURO VIAGEM NACIONAL: LISTAMOS MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO VIAJAR SEM ELE

Lollapalooza

O Lollapalooza, realizado entre os últimos dias 22 e 24 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, não só atraiu multidões para a cidade como também impulsionou a ocupação hoteleira. Os dados oficiais de 2024 ainda não foram revelados, mas vale lembrar que em 2023 ele deixou uma marca financeira expressiva, movimentando cerca de R$931,3 milhões, com turistas gastando em média mais de R$3.499,02 durante o evento.

Rock in Rio

E não para por aí. O aguardado Rock in Rio, que completa 40 anos em 2024, acontece na Cidade Maravilhosa em setembro, trazendo consigo uma constelação de estrelas da música. Imagine Dragons, Ed Sheeran, Ne-Yo, Joss Stone e Ludmilla estão entre os nomes que farão parte desse espetáculo histórico. 

Durante os sete dias do Rock in Rio 2022, a cidade experimentou um impacto econômico estimado em R$ 1,7 bilhão. O festival também contribuiu para a criação de 28 mil empregos diretos e atraiu a presença de 360 mil turistas de fora do Rio de Janeiro, incluindo 10 mil estrangeiros provenientes de 31 países diferentes. O impacto positivo estendeu-se à indústria hoteleira da cidade, evidenciado pela taxa de ocupação média de 77,74% nos hotéis da Barra e São Conrado durante o primeiro fim de semana do festival, e de 83,61% na segunda semana, com destaque para Ipanema e Leblon.

Foto: Divulgação Itaú