Maior frente fria do ano chega ao país: confira dicas úteis para o inverno
A frente fria mais forte do ano está prevista para esta quinta-feira, dia 04 de julho. Os ventos e a baixa temperatura vão atingir o país – de forma mais intensa nas regiões Sul e Sudeste – a partir de hoje. Ou seja, é o inverno mostrando que chegou para ficar! Nessa época do ano é preciso ter atenção redobrada à saúde, e simples cuidados podem fazer a diferença, como beber bastante água, ter uma alimentação saudável e usar protetor solar e labial.
“Os lábios possuem uma pele mais fina e, no inverno, transpiramos menos. Ou seja, quando a região está ressecada, a pele perde elasticidade e, com a movimentação constante, pode apresentar fissuras, rachaduras e até mesmo soltar pedacinhos”, explica a dermatologista Renata Bertino*.
Pedimos à especialista algumas dicas tanto para quem vai passar a estação mais fria do ano no Brasil como para quem decidiu curtir a temporada de neve em estações de esqui, por exemplo.
LEIA TAMBÉM: PREPARE-SE PARA A TEMPORADA DE NEVE NA ARGENTINA E CHILE
Confira abaixo:
Filtro solar mesmo na neve
“Mesmo que tenha optado por viajar para local frio, valorize o filtro solar. O produto deve ser aplicado 15 minutos antes de sair do hotel e reaplicado a cada três horas. Atente-se para aplicação especialmente em áreas que ficam expostas, fora da cobertura de roupas e acessórios. Na altitude de uma estação de esqui há 20% mais radiação UV que na praia, e a neve reflete 85% dos raios. Ou seja, protetor solar é obrigatório!”
Escolha o filtro solar certo
“Analise as especificações do rótulo do filtro solar. Procure produtos que protejam sua pele dos dois tipos de raio, o UVA e o UVB, pois o raio UVA é capaz de provocar o envelhecimento precoce e o UVB pode provocar câncer de pele. Para saber qual é o fator de proteção solar (FPS) indicado para sua pele, consulte um dermatologista e faça a escolha de um protetor que tenha FPS 30 ou superior. Além disso, atente-se para o veículo do filtro: em viagens para locais frios, a versão em creme do protetor solar é mais adequada para impedir a desidratação.”
Rachadura labial
“Se os lábios estiverem rachados, as recomendações são outras. Nesse caso, o correto é usar apenas um hidratante labial que seja reestruturador. Se surgir alguma infecção decorrente da rachadura, a pessoa deve consultar um dermatologista para prescrição de pomada adequada.”
Cuidado com os olhos
“O vento e o frio ressecam muito os olhos, principalmente se você usa lentes de contato. Tenha sempre um colírio em mãos e aplique sempre que sentir necessidade.”
Óculos de sol
“O sol de inverno pode ser um vilão para nossos olhos, principalmente em lugares com neve, onde os raios solares são refletidos.”
Hidrate a pele
“Abuse da hidratação e dê preferência para produtos com atividades calmantes e anti-inflamatórias. Uma dica para potencializar a hidratação é aplicar o creme logo após o banho. Uma das funções do hidratante é reter água na pele e ao aplicá-lo com o corpo úmido, a água permanece entre a camada de hidratante e a pele, amplificando a sua potência.”
Fuja dos banhos quentes e demorados
“Com o clima frio, a tendência é tomar banhos mais quentes e demorados. O problema é que isso resseca a pele e os cabelos, que ficam frágeis. Por isso, leve um hidratante corporal e um bom condicionador, além de dar preferência para a água morna no chuveiro.”
Beba água e mantenha alimentação saudável
“Beba no mínimo 2 litros de água por dia. Lembre-se: também perdemos água no inverno, nossa pele fica naturalmente mais ressecada e tendemos a ingerir uma quantidade abaixo do normal diariamente.”
*Dra. Renata Bertino é professora de dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Para mais informações siga o perfil dela no Instagram: @drarenatabertino.