Cinco lugares gratuitos para você curtir NY depois da pandemia

Por Raquel Fialho

Pode parecer loucura falar de Nova York no meio da pandemia da Covid-19, porém, me parece mais estranho não falar da Big Apple. O coração do mundo. O tempo é de reclusão, isolamento, reflexão, cuidado e muitas outras tarefas e sentimentos que aos poucos, com calma e consciência, vamos digerindo. Contudo, também é tempo de sonhar. Sonhar com o que já foi vivido e sonhar com o que iremos voltar a viver, quando tudo isso passar. E Nova York é sonhar! Nova York é realizar!

Quem já esteve por lá, certamente guarda ótimas memórias das ruas cheias e particularidades de uma cidade que mistura o mundo inteiro e dá certo (curioso, né?). Já quem nunca esteve, provavelmente se projetou em algum momento da vida circulando pela Times Square, nem que essa tenha sido uma inspiração momentânea, motivada por uma das cenas de Homem Aranha ou alguns dos outros muitos filmes e séries que pegaram carona nas luzes desta cidade INCRÍVEL para montar seus cenários.

A questão é que a populosa e rica cidade dos EUA passa aos seus amantes e curiosos a sensação de que lá TUDO É POSSIVEL, e é. Inclusive desfrutar de uma viagem que garanta a visita em ao menos 1 ponto turístico por dia DE GRAÇA.

Então listamos para vocês alguns programas gratuitos que a cidade oferece e que já mereciam todo o nosso respeito, mas que certamente, pós pandemia, serão vistos e vivenciados de outra forma, com outros olhos e entusiasmo.

LEIA TAMBÉM: BRASILEIROS DE FÉRIAS NOS EUA SÃO OS QUE MAIS ACIONAM O SEGURO VIAGEM


Sentar na escadaria da Times Square

Isso mesmo, é só sentar na escadaria e aproveitar. Fotos são obrigatórias, sejam elas selfies ou a oportunidade de fotografar a Times de um ângulo privilegiado por alguns degraus de vantagem, registrando o movimento infinito de pessoas e carros entre as famosas lojas e os incomparáveis letreiros ultra luminosos. A escadaria é da TKTS e na parte inferior é possível comprar ingressos com desconto para as apresentações dos musicais que acontecem no dia.

Atravessar a Ponte do Brooklyn

Digamos que a palavrar certa seja CONTEMPLAR. Contemplar a travessia que te conduzirá a pé ou de bicicleta até o distrito do Brooklyn, proporcionando então a maravilhosa vista da ilha de Manhattan. A ponte possui um pouco menos de 2 km e toda sua extensão é digna de ótimos registros. Seja por avistar a famosa Estátua da Liberdade, os infinitos arranha céus ou simplesmente por querer aproveitar as estruturas de aço e arquitetura inconfundível do vão central. A ponte do Brooklyn merece ser apreciada com dedicação.

Relaxar e se divertir no Central Park

O Central Park é um parque ajardinado. Ele foi construído em meio aos prédios e mais prédios característicos desta metrópole. Seu planejamento foi pensado justamente para que os moradores pudessem fugir da correria nova iorquina. Era para ser a fuga dos moradores, mas ganhou o coração dos turistas. Esteja pronto para desfrutar de descanso ou diversão (e porque não os dois juntos!?). Piqueniques, passeios de charrete e patinação no gelo, são algumas das atividades disponíveis, além de simplesmente andar e observar as apresentações artísticas que acontecem em toda parte.

Interagir com o Touro de Wall Street

Que tal bater perna pelo centro financeiro da cidade dos EUA? Após dias difíceis e que já causam impacto na economia do mundo, visitar o touro que representa a força do mercado financeiro e a confiança no futuro do país parece ser uma boa ideia. Realizando a visita em um dia de semana, você poderá ver o movimento real do local, com os trabalhadores andando pelas ruas de gravata ou terninhos e almoçando rapidamente em um algum trailer ou restaurante da região. Aproveite o passeio para seguir a crença popular de esfregar as mãos nos chifres, testículos ou no focinho do animal atraindo sorte e prosperidade. Pelo sim ou pelo não, é melhor fazer. Não é verdade??

Ver a cidade de cima

Pensa na sensação de se perder e se encontrar um milhão de vezes durante a sua estadia em NY (isso deve acontecer). Pensou? Agora pensa também na satisfação de ver todos os cantinhos por onde você passou! Nossa quinta e última dica é que você programe visitar um rooftop no seu último dia de viagem. Do alto, você poderá ter a noção do quanto andou e admirar a maior parte dos pontos turísticos visitados. Se possível, planeje esta visita para o período do pôr do sol. Os famosos observatórios Empire State e o Top of the Rock não oferecem visitas grátis, mas muitos rooftops tem acesso gratuito, permitindo que você contemple a paisagem e gaste somente com o que for consumir. Você vai ficar de boca aberta com oportunidade de viver o entardecer e o surgimento das luzes que mostram que a cidade de Nova York realmente não pretende adormecer.

Agora você já pode começar a organizar o seu roteiro. Inclua visitas aos museus da cidade, eles funcionam gratuitamente em alguns dias e horários. A Estátua da Liberdade também oferece esta possibilidade. Considere conhecer outros parques, como o Bryant Park e o agradável High Line, jardim suspenso construído em uma antiga linha férrea. Esteja pronto para aproveitar NY assim que o mundo voltar a girar e a cidade transbordar vida 24 horas por dia novamente.

PODE TE INTERESSAR: SAIBA QUANTO PODEM CUSTAR OS ATENDIMENTOS MÉDICOS NO EXTERIOR