Cruzeiros: armadoras exigem seguro viagem para embarques no Brasil

Se você vai fazer uma viagem de cruzeiros na próxima temporada brasileira, fique atento, já que tanto a MSC quanto a Costa exigem dos hóspedes a contratação de uma apólice de seguro viagem específica com cobertura obrigatória para COVID-19, incluindo riscos como cancelamento, interrupção, quarentena, hospitalização, assistência médica e despesas relacionadas. O viajante tem autonomia e pode escolher a empresa de sua preferência para adquirir o plano, desde que ele cubra as exigências.

Com quase seis meses de duração, a estimativa é que esta seja a maior temporada dos últimos 10 anos, com a oferta de 780 mil, alta de 47% na comparação com os 530 mil ofertados em 2019/2020.

Serão nove embarcações – Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Musica, MSC Fantasia, MSC Seashore, MSC Preziosa e MSC Seaview – que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP) e percorrerão por 184 roteiros e 724 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.

Além disso, a próxima temporada também marca a volta do Brasil à rota de importantes Companhias Marítimas de todo o mundo. De 7 de outubro de 2022 a 17 de maio de 2023, 36 navios de longo curso farão 309 paradas em 45 destinos localizados em 15 estados brasileiros como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, com grandes expectativas de geração de impacto econômico para a economia nacional.

SEGURO VIAGEM NOS CRUZEIROS: TIRE SUAS DÚVIDAS

– Após o início da viagem quais são os principais motivos que levam ao acionamento da central?
Os sinistros mais frequentes estão relacionados a dor de cabeça, gastroenterite, pequenos acidentes e pressão arterial. 

– Como funciona o atendimento nos navios? 
Os navios possuem equipe médica, o viajante deverá avisar um tripulante para que esta equipe seja acionada e preste o primeiro atendimento para estabilização do quadro clínico, em casos mais graves onde o passageiro necessitar de hospitalização, na próxima parada do navio, será transferido para um hospital.

– O que o passageiro deve saber antes de escolher o plano de seguro ideal? 
Não é indicado planos com coberturas baixas (DMH), já que os valores de atendimento no navio são caros e cobrados em dólares. Também é importante que o passageiro atendido no navio solicite o relatório médico, normalmente o atendimento se dará por reembolso e o RM é fundamental para o processo de ressarcimento ao passageiro.

PLANOS DA AFFINITY COM COBERTURA DO CORONAVÍRUS

A Affinity Seguro Viagem foi a primeira empresa a lançar no Brasil planos com cobertura para o coronavírus (Covid-19) devidamente regulamentados pelos órgãos competentes. Desde o seu lançamento, em setembro de 2020, os produtos se mostraram um sucesso, sendo adquiridos por 90% dos clientes da empresa nos últimos dois anos. Procure seu agente de viagem ou corretor de seguro e garanta o melhor plano para sua viagem de navio.