Maior roda-gigante da América Latina será inaugurada em São Paulo
Uma ação público-privada entre a empresa Interparques e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e da Prefeitura Municipal de São Paulo, traz à capital paulista a Roda Rico, maior roda-gigante já operada no Brasil. Com aproximadamente 90 metros de altura, o equipamento será inaugurado ao público amanhã, dia 09 de dezembro, às margens da Marginal Pinheiros, numa área livre dentro do Parque Estadual Cândido Portinari, próximo à Estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM.
O projeto de implantação é assinado pelo escritório Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana e foi concebido com sistema construtivo que prioriza a industrialização e montagem para uma obra mais seca e limpa. A roda-gigante paulistana terá uma área de convivência integrada de forma harmônica com o Cândido Portinari, correspondente a 3% da área total do parque.
Ela é oficialmente a maior da América Latina e supera em altura equipamentos instalados em cidades globais como Paris, Toronto e Chicago. A operação será feita pela Interparques.
A roda-gigante terá 42 cabines com capacidade para oito pessoas cada, todas com ar-condicionado e wi-fi. O período de rotação será de 25 a 30 minutos, com tecnologia continuous loading, que permite um ciclo silencioso e menor formação de filas, pois o embarque e o desembarque são feitos sem interromper a rotação.
Similar a uma roda de bicicleta, esse tipo de estrutura permite construir rodas-gigantes mais leves, de elevada permeabilidade visual e de grande diâmetro. Por essa razão, está presente em modelos por todo o mundo, como a Ain Dubai, a High Roller em Las Vegas, a Singapore Flyer e na icônica London Eye.
Crédito fotografia: Ricardo Cyrillo/Divulgação Roda Rico.
LEIA TAMBÉM: PESQUISA APONTA 7 TENDÊNCIAS DE VIAGENS PARA 2023: CONFIRA