Croácia entra no Espaço Schengen e seguro viagem torna-se obrigatório
A partir de agora a Croácia passa a fazer parte do Espaço Schengen. Além de adotar o Euro como sua moeda, em substituição à Kuna (trata-se do 20º Estado a adotar a moeda única europeia) , a inclusão também traz outros impactos aos viajantes mundiais. O seguro viagem, por exemplo, vira uma exigência. Entenda melhor:
Do que se trata o Espaço Schengen?
Esse espaço decorre do Tratado de Schengen, uma convenção estabelecida entre a maioria dos países da Europa para viabilizar a abertura das fronteiras e livre circulação de turistas entre eles. Com isso, turistas não precisam apresentar passaporte nas fronteiras ou se submeter a procedimentos alfandegários quando se deslocarem entre países participantes.
Quais países são participantes?
Com a entrada da Croácia agora são 27. Já faziam parte: Alemanha; Áustria; Bélgica; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estônia; Finlândia; França; Grécia; Hungria; Islândia; Itália; Letônia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Países Baixos; Polônia; Portugal; República Tcheca; Suécia; Suíça.
O que os turistas precisam no Espaço Schengen?
Passaporte com validade superior a 3 meses a partir da data de saída dos países membros; passagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias; comprovante de hospedagem; seguro viagem internacional com assistência equivalente a 30 mil euros.
LEIA TAMBÉM:
PAÍS TERÁ 7 FERIADOS PROLONGADOS EM 2023: PROGRAME-SE PARA VIAJAR