Forbes aponta Brasil como melhor país do mundo para ecoturismo
O Brasil acaba de conquistar mais um relevante reconhecimento internacional: o de melhor país do mundo para o Ecoturismo! A informação consta do Índice de Ecoturismo da revista norte-americana Forbes, uma das mais conceituadas publicações de economia e negócios do planeta.
O ranking se baseia no desempenho ambiental, determinado por quesitos como qualidade do ar e emissão de CO2 (em toneladas per capita). Também considera fatores como o número de espécies animais e vegetais encontradas em um país, a quantidade de espécies por 10 km², a porcentagem de terras protegidas e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O ranking é composto por 50 países, e o Brasil recebeu a elevada pontuação de 94,9/100, bem à frente do México, que ficou na segunda colocação, com 86 pontos, e a Austrália, que ocupa o terceiro lugar, com 84 pontos.
De acordo com a Forbes Advisor, o Brasil foi o país com maior biodiversidade entre todos os destinos pesquisados, “com mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas”. O ranking ainda ressalta que “30% do território brasileiro está protegido” e que o Brasil possui oito sítios com título de patrimônio mundial natural da Unesco.
A plataforma cita como exemplo o Complexo de Conservação da Amazônia Central, no estado do Amazonas, que possui mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade. É um local que “protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu”, afirmou o levantamento.
LEIA TAMBÉM: PESQUISA: 2 EM CADA 5 BRASILEIROS SE INSPIRAM NAS MÍDIAS SOCIAIS PARA PLANEJAR AS FÉRIAS