Cursos de idiomas são principal foco de intercambistas brasileiros
Entre todas as opções de programas, o tipo de intercâmbio mais procurado por brasileiros é o curso de idiomas (48,8%). A informação faz parte da pesquisa Selo Belta, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio. Sobre o público masculino, o curso profissional com certificado ou diploma fica em segundo lugar (10,6%), e para o público feminino, o High School (Ensino Médio) é a opção secundária (8,9%).
A grande maioria das pessoas que realizaram intercâmbio em 2022 era formada por mulheres. A pesquisa Selo Belta afirma que 67,3% do público que realizou intercâmbio era do gênero feminino, enquanto 32,7% era do gênero masculino em 2022. Esse comparativo mostra que as mulheres estão se arriscando mais em novas experiências e oportunidades de vida.
“Os estudantes podem optar por diferentes programas, mas buscam principalmente se desenvolverem e poder realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes. A duração do intercâmbio pode variar conforme as necessidades dos estudantes, mas as pessoas que irá conhecer e as vivências durante a viagem é o que tornará a sua experiência verdadeiramente rica” aponta Alexandre Argenta, presidente da Belta.