Europa adia início da cobrança de taxa de turistas para maio de 2025

A Europa decidiu adiar para maio de 2025 o início da cobrança de taxas de turistas que chegam às 26 nações pertencentes à UE e ao espaço Schengen. “Inicialmente esperávamos que o sistema estivesse operacional até ao final deste ano ou, o mais tardar, no início do próximo ano. Devido a atrasos imprevistos, tornou-se evidente que este cronograma é inatingível. Como resultado, a implementação do Etias foi remarcada para maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento”, disse um oficial da União Europeia.

Divulgado em maio do ano passado, o programa European Travel Information and Authorization System (ETIAS) já tinha sido adiado para maio de 2023, depois para novembro deste ano e, mais recentemente, para 2024.

ENTENDA O ETIAS

O Etias não se trata de um visto, mas de uma autorização online rápida. O programa registrará, pré-selecionará e monitorará visitantes estrangeiros, cobrando uma taxa de cerca de € 7 (R$ 38). O processo será feito totalmente online e não vai exigir informações biométricas. As candidaturas deverão ser processadas em “minutos”, sendo a grande maioria concluída em 96 horas, prevê a UE.

Os turistas terão que preencher um formulário online com informações sobre saúde, educação e condenações criminais. A licença será válida para um número ilimitado de entradas ao longo de três anos.

A taxa se aplicará apenas a viajantes provenientes entre 18 e 70 anos provenientes de 62 países estrangeiros que atualmente desfrutam de acesso sem visto à União Europeia, como é o caso do Brasil, e países membros de Schengen, pondo a fim a gratuidade do turista brasileiro de visitar a Europa.

A sugestão é não reservar voos ou acomodação até que você tenha a confirmação.

LEIA TAMBÉM: NATAL LUZ DE GRAMADO VAI DURAR 88 DIAS E TERÁ MUITAS ATRAÇÕES: CONFIRA