Romênia e a Bulgária passam a integrar o Espaço de Schengen: entenda o que muda
Se você pensa em conhecer a Romênia ou a Bulgária, saiba que ambos ingressaram oficialmente no Espaço Schengen, uma área que facilita viagens sem controles de fronteira e vistos dentro da Europa, marcando um marco significativo para os países. Quer saber mais sobre o tema? A gente te conta!
A Área Schengen assegura não apenas a mobilidade dos mais de 425 milhões de cidadãos da UE, mas também de pessoas que vivem legalmente na UE, além de turistas, estudantes de intercâmbio e profissionais em viagens de negócios. Esse sistema permite que cada cidadão da UE viaje, trabalhe e resida em qualquer país do bloco sem a necessidade de formalidades especiais, facilitando a cooperação e a integração dentro da União Europeia.
Devido a um veto da Áustria, as rotas terrestres com a Romênia e a Bulgária não foram incluídas em função do receio de que isso permitiria que migrantes de fora da UE entrassem mais facilmente de forma clandestina em outros Estados do bloco.
Atualmente, 25 dos 27 países da União Europeia fazem parte do Espaço Schengen, com apenas Chipre e Irlanda optando por não aderir. Além dos países membros da UE, a área inclui também a Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, países não membros que optaram por participar do acordo de livre circulação.
É importante lembrar que para visitar um dos 29 países que fazem parte do Tratado de Schengen é necessário possuir um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Países que fazem parte do Tratado de Schengen:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Bulgária;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- República Checa;
- Romênia;
- Suécia;
- Suíça.
LEIA TAMBÉM: FÉRIAS DE JULHO: DIVERSOS PAÍSES EXIGEM SEGURO VIAGEM DE TURISTAS INTERNACIONAIS