Portugal: quatro vinícolas para um roteiro de enoturismo pelo Alentejo
Distante apenas 1h30 do Aeroporto de Lisboa, o Alentejo é o destino ideal para os amantes do enoturismo graças à alta qualidade dos rótulos e das experiências vínicas, além das paisagens deslumbrantes, gastronomia autêntica e uma infinidade de atrações históricas e culturais.
Confira quatro vinícolas para incluir no roteiro pelo Alentejo.
1. Adega Cartuxa
Localizada em Évora, no coração do Alentejo, a Adega Cartuxa existe desde 1880, época em que começou a se destacar pela produção de vinhos de alta qualidade. É uma das mais prestigiadas vinícolas do Alentejo e tem uma longa história no vinho português, tanto pela qualidade de seus rótulos quanto pelo seu legado histórico e cultural.
A Cartuxa produz vinhos tintos, brancos e rosés, com destaque para os tintos, que são altamente valorizados. Entre os mais conhecidos da marca está o Pêra-Manca, famoso pela alta qualidade e complexidade de sabores, sendo um verdadeiro ícone da viticultura portuguesa.
A Adega Cartuxa oferece visitas guiadas que proporcionam uma visão completa do processo de vinificação, desde a colheita das uvas até o engarrafamento do vinho. Durante a visita, o viajante pode aprender sobre a história do local, explorar as instalações e degustar uma seleção de seus vinhos.
2. Herdade do Esporão
Conhecida pelo compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a Herdade do Esporão fica na região de Monsaraz. É um verdadeiro ícone da viticultura portuguesa e oferece uma experiência completa para os amantes do vinho.
Fundada em 1987, a Herdade do Esporão teve início com a missão de criar vinhos que combinam tradição e modernidade. Desde então, tem se destacado pela qualidade dos seus produtos e pela abordagem inovadora na viticultura.
São da herdade rótulos como o Esporão Reserva, o Esporão Private Selection e o Esporão Monte Velho. A vinícola oferece visitas guiadas, degustação de vinhos, restaurante e loja, proporcionando uma experiência completa ao visitante.
3. Adega Mayor
Em Campo Maior, ao norte do Alentejo, o viajante pode ter uma imersão completa, vendo de perto como são feitos os vinhos da Adega Mayor, além de conhecer suas vinícolas, aprender sobre a produção, degustar os rótulos e até participar das vindimas. Fundado em 1988, o local combina uma abordagem moderna e técnica avançada na produção dos vinhos.
Entre os rótulos de destaque estão o Adega Mayor Tinto, Adega Mayor Branco e o Adega Mayor Reserva, que são perfeitos para todo tipo de paladar e combinações gastronômicas.
4. Herdade da Malhadinha Nova
Com uma adega moderna, um delicioso restaurante e um hotel de charme em Albernoa, perto de Beja, a Herdade da Malhadinha Nova oferece atividades diversas, como degustação de até cinco vinhos. O local ainda proporciona experiências como o pacote Wine Class, com prova de vinhos às cegas, workshops de cozinha utilizando os vinhos da propriedade, entre outros.
A vinícola é responsável por produzir rótulos famosos tanto em Portugal como em outros países, como o Malhadinha Nova Tinto, Malhadinha Nova Branco e Malhadinha Nova Reserva.
Foto: Divulgação Turismo do Alentejo
LEIA TAMBÉM: Número de brasileiros viajando cresce 71,5% entre 2021 e 2023