Affinity aposta no papel do agente de viagens e reforça estratégia do B2B

Neste 22 de abril, data em que é comemorado o Dia do Agente de Viagens, muitas empresas declaram sua admiração por esses profissionais, mas a Affinity Seguro Viagem acredita que não basta dizer, é preciso fazer diferente. Na contramão dos principais concorrentes de mercado, a Affinity decidiu manter sua aposta no B2B e não se render às vendas diretas ao consumidor final. A estratégia visa valorizar o agente de viagens, figura que possui papel fundamental nos resultados da Affinity.

“O que temos visto são empresas focando diretamente no B2C, tornando-se verdadeiros concorrentes dos agentes. Não vamos embarcar nesta onda e temos certeza que o crescimento conquistado até aqui vai se manter firme e constante com a ajuda desses profissionais tão importantes na indústria do turismo. Enquanto uns navegam na mesma direção, nós vamos no sentido contrário. E o resultado diz que estamos no caminho certo. A Affinity se orgulha dessa decisão; se orgulha de seguir crescendo; e, principalmente; se orgulha do agente de viagem”, avalia José Carlos Menezes, diretor geral da Affinity.

A empresa também decidiu ampliar a oferta de capacitações gratuitas como forma de valorizar o trabalho do agente. Somente em 2018 a Affinity qualificou mais de 10 mil profissionais e a meta para 2019 e fechar o ano com 25 mil pessoas atendidas nos eventos presenciais ou a distância.

“É importante salientar que a nossa grade de treinamentos foi criada para cada público distinto, com linguagem adequada a cada um deles. Portanto, os agentes que participam das nossas qualificações percebem um conteúdo personalizado, pensado para eles”, explica Erick Lorga, gerente comercial do Rio de Janeiro e responsável pela Plataforma de Treinamentos da Affinity.

Segundo dados da ABAV Nacional (de 2018), as agências de turismo brasileiras respondem pelas vendas de 70% das passagens aéreas nacionais, 85% dos lugares nos voos internacionais, 75% das vendas dos cruzeiros marítimos e fluviais e 90% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil. As agências são responsáveis por 60% das reservas de hotel e 28% das locações de veículos.