Maceió: confira programas imperdíveis na capital alagoana

Nesta quinta, dia 5 de dezembro, a capital de Alagoas completa 204 anos e o que não faltam não motivos para comemorar, principalmente quando o assunto são as belezas naturais da região.  Com 40 Km de litoral e 22 Km de lagoas, a cidade desperta uma verdadeira paixão nos turistas, que sempre saem de lá com gostinho de “quero mais”. Acredite, o mar oscila entre o azul e o verde, e as piscinas naturais ficam apenas a 2 Km da costa. Ou seja, se você ainda não conhece Maceió, então precisa programar uma viagem!

Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara
Três praias urbanas são imperdíveis: Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde. A primeira é famosa porque dali partem as jangadas em direção às piscinas naturais, com águas cristalinas e muitos, muitos peixinhos coloridos. A experiência é bem legal e dura em média 1h, mas não é sempre que você vai conseguir fazer o passeio. A maré precisa estar baixa, então para que você não fique frustrado, vale consultar a tábua das marés (só pesquisar na internet) para saber o melhor horário com um dia de antecedência.

Ponta Verde e Jatiúca apesar de serem badaladas, possuem boa faixa de areia e são uma boa opção para quem viaja com crianças. Sem falar que as águas morninhas do litoral nordestino são uma delícia. Ali na orla, restaurantes e hotéis completam todo o cenário.

LEIA TAMBÉM: FUGINDO DO FRIO: JERICOACOARA, UM DESTINO PARA SE APAIXONAR

Gastronomia de dar água na boca
Assim como nas demais cidades do Nordeste, a culinária de Maceió merece destaque, a começar pelo café da manhã servido na maioria dos hotéis.Tapiocas feitas na hora com recheios diversos – doces e salgados – muito queijo coalho, água de coco, frutas, bolos e muitos sucos! Uma variedade de opções para você começar o dia bem alimentado.

Já no quesito prato principal reserve ao menos um dia para provar o famoso Chiclete de Camarão. E mesmo que você seja desses preocupados com a quantidade de calorias e viciado na vida fitness, vai por mim, abra essa exceção porque vai valer a pena!

Entre os restaurantes mais famosos por esta iguaria está o Imperador dos Camarões, na Praia de Pajuçara. O prato para duas pessoas (mas acredito que a porção consegue atender até três pessoas) custou R$ 84. O nome se dá porque ele é feito com cinco tipos de queijo que, gratinados, ficam puxando. Para finalizar é salteado com azeite de dendê. IM-PER-DÍ-VEL!

PODE TE INTERESSAR: FERNANDO DE NORONHA: DESBRAVE ESSE PARAÍSO BRASILEIRO

Praia do Gunga

Praia do Francês, Praia do Gunga e Barra de São Miguel
Vale a pena alugar um carro para explorar as maravilhas de Alagoas que ficam pertinho da capital. A Praia do Francês fica em Marechal Deodoro, é bem movimentada, com camelôs passando para lá e para cá o tempo todo e vendendo de tudo que você possa imaginar. Já Barra de São Miguel é um dos destinos mais frequentados do litoral sul de Alagoas, e um dos maiores balneários turísticos do Estado. Uma experiência completamente diferente.

Por fim, a Praia do Gunga, distante 49 km de Maceió, localizada no município de Roteiro, é um paraíso de areia branca. Emoldurado por coqueiros, o local une as águas do Oceano Atlântico com as da Lagoa do Roteiro. Conhecida internacionalmente, a Praia do Gunga é considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Do Mirante do Gunga é possível ter uma bela visão panorâmica de tudo!

LEIA MAIS: SAIBA COMO ARRUMAR A MALA PERFEITA AO VIAJAR PARA A PRAIA