Programe-se para viajar nos feriadões de 2020

O ano acabou de começar e a gente já ama 2020. O motivo? Os muitos feriadões que vamos ter ao longo dos próximos 12 meses. O que não vão faltar são datas para você embarcar rumo a novos destinos. Serão ao todo nove feriados nacionais prolongados (o dobro em relação a 2019), ou seja, com datas que cairão em sextas e segundas, ou terças e quintas, passíveis de emendar com o fim de semana.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur), no último ano, os feriados prolongados resultaram em 13,9 milhões de viagens, que injetaram R$ 28,84 bilhões na economia brasileira.

Para começar, o primeiro feriadão de 2020 é o Carnaval (25/02). Se você estiver pensando em optar pelos destinos tradicionais, marcados pela folia, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo, então deve se apressar. Com a alta demanda, os valores tendem a ser maiores. Em qualquer um desses quatro você certamente vai se divertir muito ao som do samba, do frevo, do axé e das marchinhas de Carnaval.

Em abril, serão duas oportunidades: Paixão de Cristo (10/04) e depois o feriado de Tiradentes (21/04). Você pode aproveitar uma dessas chances para conhecer Foz do Iguaçu, por exemplo. As Cataratas, claro, são o maior cartão-postal e uma das atrações naturais mais incríveis do planeta. O Parque Nacional do Iguaçu bateu em 2019 o recorde anual com mais de 2 milhões de visitantes. E se você ainda não esteve lá, acredite, precisa programar uma viagem!

LEIA TAMBÉM: MACEIÓ: CONFIRA PROGRAMAS IMPERDÍVEIS NA CAPITAL ALAGOANA

Em maio o Dia do Trabalhador (01/05) cairá numa sexta! Que tal explorar a natureza? Nossa sugestão é Conceição de Ibitipoca, um distrito do município de Lima Duarte, em Minas Gerais, que fica localizado na zona da mata mineira. O lugar vem ganhando cada vez mais destaque entre os turistas por conta do Parque Estadual que fica a 3km da vila e abriga uma série de belezas naturais, com nada menos que 48 cachoeiras e 72 grutas de quartzo! A Janela do Céu é um dos cartões-postais de Ibitipoca e merece sua visita.

Em junho, será a vez do Corpus Christi (11/06) cair na quinta. Portanto, Se você decidir viajar para o exterior, essa pode ser uma boa chance de conhecer a Argentina. Que tal curtir todos os atrativos de Buenos Aires com calma? Apreciar shows de tango, comer um bom churrasco e empanadas? Isso sem falar no tradicional alfajor e nos vinhos argentinos!

Caso não consiga viajar em nenhuma dessas opções do primeiro semestre, não precisa se desesperar. Você terá mais oportunidades. O feriado da Independência (07/09) é uma delas. Já pensou em conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul? Lagos e rios cristalinos; paisagens cênicas e vida animal abundante fazem parte dos atrativos desta cidade. O turismo por lá é estritamente controlado e todas as atrações precisam ser agendadas com antecedência e reservadas com operadoras locais.

LEIA MAIS: LIMITE DE COMPRAS EM FREE SHOPS PASSARÁ PARA US$ 1.000 EM 2020

Em outubro, aproveite o feriado de Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) para viajar com as crianças. Então aqui vai a nossa dica: Penha, em Santa Catarina. É lá que fica o Parque Beto Carrero, bem pertinho de Balneário Camboriú. O Castelo das Nações é o grande portal de entrada e um dos maiores símbolos do parque. Entre uma atração e outra você pode se deparar com personagens conhecidos posando para fotos como Kung Fu Panda, Shrek, Megamente, entre outros. A Big Tower e a Firewhip são radicais e dão frio na barriga, mas há muito para ver e fazer por lá.

No mês seguinte o feriado de Finados (02/11) cairá na segunda-feira. Neste caso você pode optar por visitar Gramado, no Rio Grande do Sul. Não deixe de andar de pedalinho no Lago Negro, uma experiência muito divertida. Seu roteiro deve incluir também o Mini Mundo, um parque de diversões todo em miniatura. Outra boa dica é o Snowland, um parque de diversões indoor onde neva o ano todo! Isso mesmo, é neve artificial. Ah, e nesta época do ano a cidade já está no clima do Natal Luz, um dos eventos natalinos mais lindos do país, um verdadeiro espetáculo.

Para terminar o ano com chave de ouro o feriado de Natal (25/12) cairá na sexta, então você terá a chance de viajar para encontrar os parentes que moram longe e curtir a data numa grande reunião familiar! E claro, não custa lembrar, que seja no Brasil ou no exterior, nunca viaje sem seu seguro viagem!

PODE TE INTERESSAR: APRENDA A ACIONAR A CENTRAL DE ATENDIMENTO CASO NECESSÁRIO

Veja a lista dos feriados nacionais prolongados de 2020:

25 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo) 
10 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo 
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes 
1º de Maio (sexta-feira) – Dia do Trabalhador 
11 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo) 
7 de setembro (segunda-feira) – Dia da Independência 
12 de Outubro (segunda-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida 
2 de novembro (segunda-feira) – Finados 
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal