Fernando de Noronha reabre para os turistas neste sábado: conheça as exigências do destino

A partir do próximo sábado, dia 10 de outubro, todos os visitantes podem entrar em Fernando de Noronha seguindo um protocolo de segurança. Até então, o turismo estava liberado apenas para pessoas que já tinham contraído a COVID-19.

Com o anúncio, a ilha voltou a ser um dos lugares mais desejados pelos turistas brasileiros. Nos cinco dias seguintes ao anúncio oficial de reabertura pelas autoridades locais, o volume de buscas de voos para Fernando de Noronha na plataforma Kayak registrou um aumento de 115.45% comparado aos cinco dias anteriores ao anúncio. 

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS TRÊS CATEGORIAS DE PLANOS AFFINITY PARA O COVID-19

Só poderão ter acesso à Ilha quem apresentar o exame RT-PCR negativo feito no dia anterior ao embarque e fazer uso do aplicativo Dycovid, que com a funcionalidade Contact Tracing, utiliza o Bluetooht e GPS para identificar contatos de risco entre os usuários.

No desembarque, visitantes terão sua temperatura medida, não será permitida a entrada de pessoas com sintomas de febre. O uso de máscaras em locais públicos também será obrigatório.

App – O Dycovid pode analisar o histórico de até 14 dias antes do resultado do teste do infectado pela COVID-19 dar positivo, assim, as pessoas que tiveram nas imediações do contaminado recebem uma notificação de risco, que é classificada de acordo com a proximidade e tempo de exposição. Ao todo, o app conta com três graus de rotulação, sendo o mais alto para pessoas que estiveram um maior período mais próximas ao contaminado.

Considerando que a contaminação do novo coronavírus pode acontecer por pequenas gotículas liberadas pelos infectados e deixados no ar por um período longo, a MAMBA Labs desenvolveu um contact tracing com capacidade de utilizar o Bluetooth e GPS para ajudar nesse problema. Assim, a população consegue acessar mapas de risco e, periodicamente, receber notificações caso tenham sido expostos e tenham chances de contaminação.

LEIA MAIS: CONFIRA AS MEDIDAS ADOTADAS PELA GOL, LATAM, AZUL E VOEPASS CONTRA O CORONAVÍRUS