Pesquisas apontam as novas tendências de viagem: descubra

Com a retomada gradual do turismo, diferentes levantamentos buscam descobrir quais são as tendências de viagem a partir de agora, neste “novo normal”. Os dados já apurados apontam a procura por destinos nacionais e mais perto de casa, muitos ainda optando pelo carro como meio de transporte.

O Zarpo, agência de viagens online com mais de 7 milhões de clientes, já percebe essa retomada. Até a crise começar, o normal era a empresa vender reservas com 50 dias de antecedência. No auge da pandemia, entre abril e maio, o prazo variou entre 120 e 150 dias, sendo que, em agosto e setembro, retornou aos 50 dias. Um levantamento feito pela plataforma aponta que 66,5% dos clientes pretendem viajar ainda este ano. Os destinos brasileiros mais procurados são Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quanto às viagens internacionais, 44,1% não têm planos de viajar para fora do Brasil por enquanto, e 50,5% estão planejando a viagem apenas para 2021.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS TRÊS CATEGORIAS DE PLANOS AFFINITY PARA O COVID-19

Entre os viajantes do Rio de Janeiro, por exemplo, 77% reservaram hotéis no próprio estado, com destaque para Mangaratiba, Angra dos Reis e Búzios, enquanto 16% optaram pelo Nordeste. Já a maioria dos paulistas (68%) escolheram destinos próximos, que permitem viajar de carro, enquanto 24% têm o Nordeste como destino, sendo a Bahia a opção preferida em ambos os casos. Hotéis e resorts com infraestrutura completa para lazer e diversão lideram a preferência dos clientes Zarpo (83%). Na hora de escolher o destino, 80,6% estudam todas as opções dos lugares que desejam conhecer, 14,7% viajam aproveitando as promoções e 4,7% tomam a decisão em função de recomendações de amigos ou influenciadores.

Ao analisar os padrões de viagem dos últimos meses (entre junho e agosto), a Booking.com, por sua vez, calculou que a distância média que os brasileiros viajaram caiu 63% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que está em linha com a média global, também de 63%. Ao olhar para os meses de junho a agosto de 2019, os viajantes brasileiros percorreram, em média, 1.557 quilômetros por reserva, e essa distância caiu para apenas 569 quilômetros por reserva neste ano.

NÃO PERCA: CONFIRA AS MEDIDAS ADOTADAS PELA GOL, LATAM, AZUL E VOEPASS CONTRA O CORONAVÍRUS

No geral, 84% da distância total percorrida pelos brasileiros entre junho e agosto foi dentro do país, em comparação com apenas 32% durante o mesmo período de 2019. Enquanto esta mudança de foco para viagem doméstica tem visto alguns destinos menos explorados, geralmente no interior dos estados brasileiros, como tendência, grandes centros urbanos ainda estão no topo da lista dos destinos mais populares nesta retomada gradual. Os destinos mais reservados nos últimos meses na Booking.com foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS), Curitiba (PR) e Brasília (DF).

LEIA MAIS: REABERTURAS: ATRATIVOS TURÍSTICOS VOLTAM A FUNCIONAR EM TODO PAÍS