Reaberturas: atrativos turísticos voltam a funcionar em todo país

Com medidas sanitárias como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social, famosos pontos turísticos nacionais já voltaram a receber visitantes. O “novo normal” chegou mesmo para ficar. Se você pensa em viajar nos próximos meses para explorar as belezas que o Brasil possui, então fique atento às normas impostas.

LEIA TAMBÉM: BRASILEIROS SE SENTEM IGUALMENTE SEGUROS PARA VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, DIZ PESQUISA

Listamos algumas opções já em funcionamento:

Rio Star (RJ) – A atração retomou operações com 50% de sua capacidade técnica nas cabines (4 pessoas por vez, todas da mesma família). A partir de agora torna-se obrigatório o uso de máscaras e aferição da temperatura dos visitantes na entrada. A Rio Star funcionará das 10h às 18h, ficando fechada às quartas.

Teatro Amazonas (AM) – O turismo em Manaus está funcionando de forma ampla, incluindo um dos principais cartões-postais da cidade, o Teatro Amazonas. As visitas devem ser agendadas antecipadamente com limite máximo de 10 pessoas por grupo.

Ver-o-Peso (PA) – O famoso mercado a céu aberto localizado na capital do Pará está ativo. Assim como importantes pontos visitados por turistas como a Estação das Docas, os museus e o Mangal das Garças.

Pão de Açúcar (RJ) – O icônico bondinho do Pão de Açúcar também voltou à ativa. Ele funciona de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h, adotando todas as medidas de saúde e higienização recomendadas pela OMS no combate à Covid-19. A capacidade que antes era de até 65 passageiros foi reduzida para 32 por viagem.

Cataratas do Iguaçu (PR) – O Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as imponentes Cataratas do Iguaçu, reabriu em agosto. A princípio, somente 350 pessoas podem circular por hora no local. O parque funciona de terça a domingo, das 9h às 16h.

PODE TE INTERESSAR: MITOS E VERDADES SOBRE AS VIAGENS DE AVIÃO NO “NOVO NORMAL”

Cristo Redentor (RJ) – No Trem do Corcovado, que dá acesso ao Cristo Redentor, houve marcação do piso para manter o distanciamento mínimo entre as pessoas. Bem como a instalação de barreiras físicas nos balcões de atendimento. Além da diminuição do número de assentos disponíveis em cada vagão.

Fernando de Noronha (PE) – Já teve coronavírus? Então você poderá visitar Fernando de Noronha. É isso mesmo. A partir de agora somente quem já testou positivo pode curtir o destino. É preciso confirmar a informação durante o processo de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), necessária pra entrar na cidade. Agora, o processo pode ser feito de forma online e o turista precisa anexar o resultado do exame confirmando que já teve a covid-19.

Lençóis Maranhenses (MA) – Em julho, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reaberto à visitação e o banho nas lagoas está permitido. A partir de agora, os veículos de passeio podem levar no máximo 55% da sua capacidade.

AquaRio (RJ) – A partir de agora a entrada do AquaRio passa a ser feita, exclusivamente, pelo Boulevard Olímpico. Já a saída ocorre pela Via Binário, para evitar aglomeração de pessoas. O local funciona das 10h às 17h, com exceção das quartas, quando não abre. As medidas incluem ainda aferição da temperatura e higienização dos calçados em tapete sanitizante. O uso de máscara durante a permanência no local é obrigatório.

Parques Nacionais – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou a reabertura dos parques nacionais. Será obrigatório o uso de máscara, além disso, as unidades deverão disponibilizar álcool gel 70%, estimular e priorizar a venda online de ingressos, permitir agendamentos para evitar filas e aglomerações, fazer marcações no piso para promover o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, além da limpeza e desinfecção constantes dos ambientes.

NÃO PERCA: PARQUES NACIONAIS: PERFEITAS OPÇÕES AO AR LIVRE PARA VOCÊ CONHECER APÓS A PANDEMIA