Retomada: 67% dos viajantes brasileiros estão animados para viajar de novo

Nos últimos meses, no auge da pandemia, muitos brasileiros decidiram adiar suas férias. Passado o período mais crítico e com a reabertura de fronteiras e atrativos turísticos, os planos de grande parte dos viajantes tendem a ser retomados. A Booking.com analisou entrevistas feitas com mais de 20 mil pessoas de 28 países, assim como insights a partir de pesquisas de acomodações e dados de recomendações, e o resultado foram 9 previsões sobre o futuro das viagens.  Confira:

1. SONHOS DE VIAGEM

67% dos viajantes brasileiros estão animados para viajar de novo com o fim da quarentena;
86% disseram que passarão a valorizar mais suas viagens;
65% dos viajantes do país querem ver mais do mundo;
64% desejam viajar mais no futuro para compensar o tempo perdido em 2020;
57% dos brasileiros têm planos de fazer uma viagem para compensar uma data importante que passou batida devido à pandemia (como um aniversário ou casamento);
48% planejam reagendar uma viagem que teve que ser cancelada nos últimos meses.

2. VALOR VITAL

84% dos viajantes brasileiros prestarão mais atenção ao preço na hora de pesquisar e planejar suas viagens;
78% estarão mais propensos a procurar promoções e descontos, um comportamento que deve permanecer por anos;
82% dos brasileiros esperam que as plataformas de reserva aumentem a transparência em relação às políticas de cancelamento, processos de reembolso e opções de seguro-viagem;
36% dizem que contar com uma acomodação reembolsável será essencial para sua próxima viagem;
40% sentem o mesmo em relação à flexibilidade de alterar datas sem que haja cobranças.

3. VIAGENS MAIS PERTO DE CASA

44% dos brasileiros ainda planejam viajar dentro do próprio país daqui a 7 a 12 meses, sendo que 32% planejam fazer isso daqui a mais de um ano;
55% pretendem conhecer um novo destino na região em que moram;
59% querem passar a curtir a beleza natural da sua terra;
63% planejam viajar para algum lugar – perto ou longe – que já conhecem, por esse ser um destino familiar.

ARGENTINA AUTORIZA ENTRADA DE BRASILEIROS E PASSA A EXIGIR SEGURO VIAGEM

4. BUSCA DE VIAGENS COMO ESCAPE

98% dos brasileiros passou um tempo procurando novas inspirações para as férias;
46% pesquisou por possíveis destinos de viagem pelo menos uma vez por semana;
46% dos brasileiros ainda recorrem à velha e boa conversa com amigos e parentes para estimular sua criatividade quando o assunto é viagens;
35% dos viajantes do país curtem a nostalgia de rever antigas fotos de viagem para ajudar a decidir sobre um destino futuro, reconhecendo que a inspiração analógica também ressurgirá nos feeds das redes sociais.

5. SEGURANÇA E LIMPEZA EM 1º LUGAR

91% dos viajantes brasileiros tomarão ainda mais precauções devido à pandemia e buscarão ajuda da indústria de viagem para se adaptarem ao novo normal;
52% dos viajantes brasileiros vão passar a evitar alguns destinos, e 71% deles esperam que as atrações turísticas se adaptem para garantir o distanciamento físico;
81% dos brasileiros só vão reservar uma acomodação se tiverem clareza sobre as medidas de saúde e higiene que foram adotadas, e o mesmo número dará preferência a acomodações que tiverem produtos sanitários e antibacterianos;
53% vão evitar o uso de transporte público por medo de contrair o coronavírus.

6. MAIS CONSCIENTES DO QUE NUNCA

71% dos viajantes brasileiros querem viajar de forma mais sustentável no futuro;
84% dos brasileiros esperam que a indústria de viagens ofereça opções mais sustentáveis;
 52% dizem que as visitas a destinos alternativos se tornarão mais comuns para evitar viagens durante a alta temporada;
67% dos viajantes do país ficarão longe de atrações turísticas lotadas.

AFFINITY SEGURO VIAGEM ANTECIPA BLACK FRIDAY COM DESCONTOS DE ATÉ 40%

7. ADEUS AO HORÁRIO FIXO

53% dos hóspedes brasileiros já consideram reservar um lugar para ficar do qual também possam trabalhar;
43% deles estariam dispostos a ficar em quarentena nos destinos se pudessem trabalhar remotamente de lá;
58% disseram que vão estender suas viagens de negócios para tirarem uma folguinha e curtirem o destino em que originalmente foram só para trabalhar.

8. SIMPLES PRAZERES

76% vão passar a apreciar experiências mais simples, como ficar ao ar-livre ou curtir a família durante as férias;
56% também buscará experiências menos conhecidas, em áreas rurais, para que possam curtir ao máximo a natureza;
43% dos viajantes brasileiros que buscam destinos ‘perto de casa’ estão preferindo ficar em casas de temporada ou apartamentos, em vez de hotéis;
55% dizem que viagens para relaxar são suas preferidas; seguida por férias na praia (51%) e viagens urbanas (14%).

9. INOVAÇÃO TECH

71% dos viajantes brasileiros já concordam que a tecnologia será importante para controlar os riscos à saúde em viagem;
69% dizem que as acomodações vão precisar ter tecnologias de ponta para fazerem as pessoas se sentirem seguras;
62% querem que existam opções tecnológicas que permitam que se faça reservas em restaurantes de última hora;
58% dos viajantes brasileiros querem poder contar com mais máquinas de autoatendimento, em vez de balcões de ingressos;
67% também estão animados com o potencial da tecnologia para personalizar suas experiências de viagem no futuro;
74% se sentiriam mais confortáveis em visitar um destino desconhecido se pudessem dar uma olhadinha antes na região com a ajuda da realidade virtual (VR).